Folha de S. Paulo


A receita de chuchu que curou meu trauma

Isadora Brant/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 17-06-2011: Gastronomia: chuchus orgânicos utilizados pelo chef de cozinha José Barattino, do restaurante Emiliano, em São Paulo (SP). O restaurante tem parceria com pequenos produtores de produtos orgânicos no interior do Estado de São Paulo para atender sua demanda de legumes e verduras. (Foto: Isadora Brant/Folhapress)

Conheci Yara Castro Roberts há quanto tempo? Não sei. Treze anos, Yara? Vinha direto dos Estados Unidos onde morava com marido e filhos.

Queria voltar para o Brasil e tinha pouco tempo para resolver: Ouro Preto ou Paraty? Já esboçara os planos, moraria numa cidade de sonho e daria aulas de cozinha para os turistas interessados no Brasil, na sua história e que, com certeza, adorariam comer uma farofa, entender algum segredo da mandioca, farinha, fúlvida farinha.

Deu Paraty na mosca.

Não saiu mais de lá, escreveu um livro, e hoje tocam uma escola de sucesso.

Sempre quis visitá-la, mas como fiquei anos sem voltar à cidade, não deu jeito.

Dessa vez queria agradar meus hóspedes e já contratei uma aula seguida de jantar aqui de São Paulo.

Era festa do Divino, chegamos à tarde, foi o tempo de passar na igreja, beijar os santos, bisbilhotar um pouco as barraquinhas e correr para o encontro.

Surpresa! Casa bonita, cozinha funcional e Richard, o marido, pronto depois de uma bate-papo, a vir nos ensinar como faz sua caipirinha especial. Tive vontade de ficar na caipirinha.

Antes tínhamos passado por uma praça escura com figuras semelhantes às de Olinda, o Boi, aquela mulher altíssima, figuras menores, todos a desafiar a realidade da noite de lua, da maré que subira para lavar a igreja e da qual tivemos que fugir para não afundar com o carro. Todas dançando e correndo e jogando sombras naquelas ruas de pedra. É isso que faz o encanto da terra, as surpresas, os de repente, as bandeirolas, a figura do mal na praça, o cheesecake à venda feito por alguma americana, o brigadeiro gigante, a estradinha de barro com a ameaça do precipício, as luzes um pouco amarelas, é mundo de verdade ou é sonho de mentira?

Tínhamos lá também a Jade Veronese, amiga de redes sociais, com um sorriso estalado no rosto, a língua pronta para todas as respostas. Assunto de comida não tem fim, vocês sabem. A conversa é sempre animada, a risada é o forte. Sempre aviso que não sou páreo para cozinhar nem criticar depois de duas caipiras feitas à moda da casa, com o limão fresco, a cachaça boa.

Como sempre a boa aluna esforçada foi a Angela.

Calhou para ela o chuchu, pobre chuchu, eu sei, há gente que gosta de chuchu, eu sei, mas tenho um trauma desde o tempo que comia na casa da tia chique metades geladas de chuchu recheadas com passas. Não fazia meu gênero que espiava com olhar guloso o músculo muito cozido da comida do cachorro. A consistência do chuchu da Yara, cortado no mandolim curou meu trauma. O prato principal era um peixe do Amazonas, só que não. Com adaptações. O palmito era para os alunos se fartarem de "heart of palm", tão famoso no mundo inteiro.

Deu tudo certo, bom papo, risadas, comida séria e bonita, mesa linda, bons vinhos. Vou colocar as fotos do Pablo Jorge no Facebook, e as receitas estão aqui.

Serviço
Yara Castro Roberts; yara@chefbrasil.com; thebraziliantable.com e chefbrasil.com

RECEITAS

Palmito pupunha assado

Ingredientes
2 toletes de palmito fresco (a parte mais grossa do palmito)
½ xícara de água
Papel manteiga
Papel alumínio
½ xícara de folhas de salsinha, lavadas secadas e cortadas bem fininhas
1 xícara de palmito desfiado (a parte mais fina)
Raminhos de salsinha para decorar

Molho de limão
1/4 xícara de limão
4 colheres de café de sal
2 colheres de café de pimenta do reino
1/2 xícara de azeite

Preparo

Aqueça o forno A 200º C.

Corte os toletes ao meio no sentido do comprimento. Enrole os palmitos no papel manteiga e em seguida no papel de alumínio fechando bem. Coloque numa assadeira com água e asse em forno quente por mais ou menos 1 hora.

Num recipiente misture o palmito desfiado com a salsinha picadinha adicionando um pouco do molho de limão. Misture com cuidado.

Colocar um pouco do molho de limão no fundo do prato e colocar o tolete assado por cima. Coloque ao lado do palmito um pouco da salada do palmito fino com a salsinha.

Coloque um pouco do molho por cima do tolete e decore com raminhos de salsinha. Sirva imediatamente.

Peixe do Amazonas

Ingredientes

6 filés de sororoca
6 colheres café de sal
3 colheres de sopa de suco de limão
6 pedaços de folha de bananeira passadas na água quente ou diretamente no fogo
Caldo de 2 limões
Sal

Preparo

Combine o caldo de 2 limões com ½ colher de café de sal.

Aquecer o forno para 180º C.

Coloque a folha de bananeira na bancada com 1 filete do suco de limão no centro da folha. Coloque um filé por cima da folha com mais um filete do suco de limão, 4 colheres de café do molho de tomate no centro do peixe e a mesma medida de farofa por cima. Distribua 3 a 4 pedaços de banana grelhada. Com a palma mão pressione um pouco os recheios.

Devagar, enrole o peixe com cuidado para que não escape muito recheio. Embrulhe o peixe com a folha de bananeira como para presente e feche com 2 palitos.

Coloque em uma assadeira com uma xícara de água no fundo da forma e asse por 10 a 15 minutos.

Para servir, abrir a folha de bananeira num prato colocando as beiradas da folha por baixo do peixe formando assim uma base.

Coloque 1 colher de café do molho de tomate em cima do peixe e termine com um camarão cozido.

Sirva com ½ xícara de farofa, 2 bananas grelhadas e o chuchu em forma de ninho.

Molho de Tomate

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo vegetal
¾ xícara de cebolas picadas bem fininhas
4 dentes de alho cortados bem fininhos
¼ xícara de coentro, lavado secado e cortado bem fininho
Sal e pimenta a gosto
8 tomates firmes, maduros, sem pele e sem semente, cortados em cubos pequenos

Preparo

Numa panela de tamanho médio, aqueça o óleo e refogue as cebolas em fogo brando até que fiquem macias. Junte o alho, misturando bem e depois o coentro. Mexa algumas vezes. Tampere com sal e pimenta do reino, junte os tomates e cozinhe por 3 minutos. Reserve.

Farofa

Ingredientes

4 colheres de sopa de manteiga, ou mais se for preciso
4 dentes de alho finamente picados
2 xícaras de farinha de mandioca (de preferência de Belém)
sal e pimenta a gosto

Preparo

Numa frigideira de tamanho médio, aqueça a manteiga em fogo brando e refogue o alho. Quando estiver macio, adicione a farinha de mandioca com a mão, passando-a através dos dedos, incorporando-a lentamente com a manteiga.

Quando toda a gordura estiver absorvida pela mandioca, continue a mexer gentilmente com uma espátula a farinha de um lado para o outro a fim de tosta-la. A farinha estará pronta quando mudar sua coloração de amarelo claro para um amarelo mais dourado. Tempere com sal e pimenta.

Chuchu

Ingredientes

2 xícaras de chuchu descascados e cortados em lascas finas no sentido do comprimento
5 dentes de alho cortados finamente
½ xícara de salsinha, lavada, secada e cortada finamente
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Numa frigideira aqueça a manteiga em fogo brando e assim que derreter adicione o alho, mexendo sempre. Acrescente o chuchu e mexa constantemente com pinças. Coloque sal, pimenta do reino e deixe que cozinhe mexendo com cuidado. O chuchu deve ficar al dente. Por último coloque a salsinha.

Banana grelhada

Ingredientes

6 bananas d'água, firmes e maduras, cortadas ao meio no sentido longitudinal
4 colheres de sopa de manteiga

Preparo

Numa frigideira pesada aqueça a manteiga e coloque 2 metades de banana e grelhe até que estejam douradas. Com uma espátula, vire com cuidado e doure do outro lado.

Remova da frigideira e coloque numa travessa que vá ao forno para ser aquecida antes de servir.


Endereço da página: