Folha de S. Paulo


Comida chinesa fake é fácil de fazer

Yeko Photo Studio
Fortune cookie on the table
Os biscoitinhos da sorte

Vamos continuar com o menu fácil de fazer, da família formada por um casal e duas filhas. Eles têm uma empregada que ajuda, é bom frisar. Comem juntos, ou comem a mesma comida no jantar.

Cardápio: frango xadrez, arroz e, de sobremesa, peras carameladas, com ou sem sorvete.

Comida chinesa é muito fácil de fazer. Digo, comida chinesa fake é fácil de fazer. Como na China o difícil era a lenha, são comidinhas que exigem pouco tempo de fogo, mas para que cozinhem rápido devem ser cortadas em pedaços pequenos. (A cozinheira deles é do Maranhão, não vou usar nomes para ninguém e ela gosta que a chamem de "Maranhão".)

Uma das comidas mais conhecidas dos paulistas era o frango com amendoim, dos antigos restaurantes chineses, que nada mais é que pedacinhos de frango misturados a uns três legumes. Por exemplo, pimentão, cebola, tomate e...amendoim. Para nós, brasileiros que não gostamos de comida branca, também é preciso de um pouco de molho de soja que dá cor ao frango sem que precisemos esturricá-lo. Fica macio, branquinho, fácil de comer misturado aos legumes.

No último artigo sugeri que onde se come é tão importante quanto o que se come. No caso, o ideal seriam cumbucas, tigelas, algumas das milhares que temos à venda na Liberdade e uma cumbuca grande para o arroz. Essa do arroz é só por boniteza mesmo, pois o arroz poderia vir servido na cumbuca individual.

E uma wok. Wok é a panela que os chineses adoram, uma espécie de frigideira com abas altas. (Mas podem usar uma frigideira mesmo.) Geralmente acontece o contrário, você se acostuma de tal modo à wok que esquece da frigideira.

E os pauzinhos, tanto para fazer a comida, como para comê-la. Estou insistindo nessas basiquices pois me preocupo mais com as meninas que estão na idade de ter curiosidade por tudo e aprender a comer.

No caso da comida chinesa já há novidade suficiente no arroz de tigela, levado perto da boca e comido com pauzinhos junto com o frango e os legumes. Mas se querem mais novidade ainda, é colocar a comida nas caixinhas de papelão, próprias de restaurante. Mais sucesso, com certeza. E os biscoitinhos da sorte? Comprar prontos, ou dobrar papéis em formato de trouxinha com alguma coisa escrita, lá dentro. "Parece que nesse ano você vai ganhar uma boneca de cabelo vermelho!"

Passemos ao cardápio.

Frango chinês com legumes e amendoim (ou galinha xadrez), arroz branco e peras na manteiga.

*

Não tem nada demais. É só picar um peito de frango e passar na frigideira rapidamente, de preferência com óleo. Pouquinho. Fica branco, mas macio. Sabe como que se olha isso? Pegue um dado de frango e corte ao meio. Se estiver branco e não rosado, está bom. Estando macio, juntam-se uns três legumes de sua preferência. Já podem estar cozidos no vapor, ou podem estar crus e vão cozinhar rapidamente junto com o peito de frango. Uns temperinhos, ah, ah, o amendoim, sou ruim de receitas. Acho muito gostoso com arroz. E rápido.

Receita: Galinha xadrez
Para mais de 6 pessoas, dobrar a receita.

(Maranhão, não se afobe porque a receita parece grande. São dados de peito de frango fritos sem deixar dourar, misturados a três legumes cozidos, mas não muito. E amendoim torrado. Você que conhece bem as crianças, só ponha o que elas gostam.)

Gente, adoro a Bela, mas não quero imitá-la. No entanto, para uma cozinheira caseira, pode-se trocar tudo. Outros legumes, como brócolis, ervilhas, enfim, vale tudo. Trocar o amendoim por nozes.

Ingredientes

1/2 frango ou dois peitos cortados em dados (fica mais fácil cortar quando o frango está um pouco congelado)

100 g de amendoim torrado e descascado. É fácil descascar: ponha dentro de um pano de prato e esfregue. (Se alguns ficarem mal descascados, não importa)

1 cebola grande cortada em quatro, em pétalas. Como tem crianças, é bom cortar os legumes em pedaços grandes para poder retirar com facilidade o que não quiserem.

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho também cortados em pedaços grandes

1 colher de chá de maisena (para o frango)

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de saquê.

1 pedacinho de gengibre fresco todo riscado de faca

1 dente de alho apertado com martelo

2 galhos de cebolinha verde em tirinhas

½ colher de chá de açúcar

1 pitada de pimenta-do-reino e de sal.

Preparo

Tempere o frango com sal e pimenta do reino, meia colher de maisena e molho de soja. Misture bem.

Corra um fio de óleo de amendoim sobre a mistura e deixe descansar por meia hora ou mais. (Maranhão, o frango está lá para pegar um gostinho.)

Em um canto do prato, reserve o gengibre e o dente de alho

Dissolva ½ colher de maisena em sakê. Adicione o açúcar e misture bem.

Pouco antes de servir, frite a cebola em pouco óleo quente até dourar, junte os pimentões verde e o vermelho, sal, pimenta e salteie bem, mexendo. Remova para um prato ainda durinhos.

Na mesma frigideira esquente uma colher de óleo e deixe alourar o alho e o gengibre.

Frite rapidamente o frango com o tempero, mexendo.

Junte a cebola e os pimentões, que estavam separados num prato.

Continue fritando por um instante. Junte a cebolinha verde e o amendoim.

Dê uma mexida e engrosse com a mistura de maisena e saquê.

Não se esqueça de retirar o alho e o gengibre.

Sirva imediatamente, se possível na própria wok ou frigideira. O acompanhamento ideal é arroz

*

Maranhão, o que importa aí? O peito de frango em quadradinhos, bem temperado.

Depois é só fritar, ou melhor, saltear (friturinha leve) e quando estiver quase bom, juntar os amendoins e os legumes. Qualquer legume, Maranhão. E se quiser fazer com seu tempero, faça, vai ficar tão bom ou melhor. A maisena só se coloca para fazer o pouco caldo que dá ficar mais grossinho. E é por causa dessa maisena que dizem que a comida chinesa é oleosa, porque a maisena dá brilho.

Presta atenção, Maranhão, toda feitura do prato não leva dez minutos. O importante é ter os ingredientes. Entendeu? Para os adultos tenha um molho de pimenta ao lado.

As crianças podem ir aprendendo a comer pimenta aos poucos, conforme a curiosidade delas.

E veja agora a sobremesa. Essa foi um cozinheiro famoso que deu, o Alain Chapel, quando esteve no Brasil. Num dia muito quente, pode ir sobre sorvete.

*

Receita: peras na manteiga

Ingredientes

Peras maduras

Açúcar

Manteiga sem sal

Preparo

Tomar algumas peras doces, descascá-las, tirar a semente e cortá-las em oito pedaços.

Para evitar que escureçam, passe limão e polvilhe com açúcar. Toste em manteiga derretida e, quando os pedaços estiverem ficando dourados, ainda na frigideira, ponha mais açúcar sobre elas. Está uma noite quente? Sirva com sorvete de creme.


Endereço da página: