Folha de S. Paulo


AFP dá rosto às vítimas de 'balas perdidas' no Rio de Janeiro em 'guerra'

Reprodução

A agência de notícias France Presse ouviu parentes de vítimas de "balas perdidas" no Rio, sobretudo pais de crianças mortas, e produziu uma página multimídia em quatro línguas (acima), inclusive português, além de uma reportagem destacada por agregadores como "Drudge Report".

Do pai de Vanessa Vitória, que foi morta aos 10 anos dentro de casa, chorando:

— Quando ela foi para casa [fugindo dos tiros na rua], os policiais entraram e foi rápido, muito rápido. Começou a sair tiro, muito tiro... Ela era maravilhosa. Era educada, era linda, vaidosa. Era um exemplo de criança.

AIDS VOLTOU

No "New York Times", Shasta Darlington reporta que o Brasil agora vai "combater o salto no HIV" com o medicamento experimental Truvada, comprado pelo governo junto ao laboratório Gilead Sciences por 75 centavos de dólar a dose, que é diária. O país enfrenta "aumento acentuado" nos casos de Aids entre jovens, o que causa "alarme" entre especialistas.

O remédio de marca chega num momento em que, além de restrições orçamentárias que atingiram equipes e suprimentos nos hospitais estaduais, "as escolas públicas que dão educação sexual sofrem ataque de políticos conservadores".


Endereço da página: