Folha de S. Paulo


'Febre russa' chega aos Jogos sul-coreanos e já ameaça eleição no Brasil

Dois dos principais jornais russos, "Kommersant" e "Izvestia", destacaram na manchete digital que os atletas do país só poderão competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2018, na Coreia do Sul, com "convite especial" e "bandeira neutra".

"New York Times" e outros americanos manchetaram que a "equipe russa é barrada". E registraram, nos textos, que a Rússia pode agora anunciar um "boicote" aos Jogos. Seria o terceiro: em 1980 os EUA boicotaram os Jogos de Moscou, e em 1984 veio a resposta, contra Los Angeles.

Ao fundo, também no "NYT", o ex-ministro mexicano do exterior Jorge Castañeda, hoje acadêmico nos EUA, escreveu artigo contra o risco de que, nas muitas eleições presidenciais de 2018, venha à tona a "insatisfação dos latino-americanos com a democracia" e com Washington:

— Eles parecem estar cada vez mais ressentidos com os EUA e podem virar alvo de manipulação. Há suspeita crescente de que Vladimir Putin, seus hackers e a RT estão tentados a se meter nas eleições, em favor do PT no Brasil e de López Obrador no México.

*

Reprodução/'Financial Times'

VAMPIRO

Com o título "Esforço de Temer por reforma da Previdência se levanta dos mortos no Brasil", o "Financial Times" arrisca que ele pode "capitalizar a recuperação nascente" para conseguir a aprovação.


Endereço da página: