Folha de S. Paulo


Ao vivo, do Brooklyn, Twitter transmite depoimento contra Globo

ken

No exterior, a notícia logo ecoou por agências como Bloomberg e jornais como "Wall Street Journal" e "Guardian".

Mas foi o passo a passo, pelo perfil de Twitter do jornalista americano Ken Bensinger, que concentrou atenção e emoção. Ele relatou por horas o depoimento de Alejandro Burzaco, ex-executivo de marketing esportivo, "testemunha do governo americano" contra José Maria Marin, ex-CBF, no Brooklyn, em Nova York.

Começou em maiúsculas: "NOTÍCIA GRANDE: Burzaco disse que Fox Sports, Televisa, Globo e Traffic todas pagaram propina por direitos sobre futebol". Em minutos já era seguido e cobrado por brasileiros, a ponto de entrar com novo "thread", meia hora depois:

— Fãs de futebol do Brasil, não fiquem tristes. Tenho novas informações para vocês.

E narrou coisas como, segundo Burzaco, Ricardo Teixeira, ex-CBF, ter recebido "US$ 600 mil a cada ano" —e Marcelo Campos Pinto, ex-diretor da Globo, ter participado de encontro em restaurante de Buenos Aires, reproduzido acima, para tratar dos mesmos valores para Marin e Marco Polo Del Nero.

Depois o "Jornal Nacional" levou às manchetes tanto a acusação como seu próprio outro lado, de que investigou internamente e nada encontrou.

*

Reprodução/'Financial Times'

TUDO À VENDA

Em página inteira no Financial Times" de terça, "De repente está tudo à venda" no Brasil, em "grande oportunidade para os investidores chineses".


Endereço da página: