Na manchete do "New York Times" ao longo da tarde, "Lobby de tecnologia resiste aos chamados para revelar compradores de publicidade".
Por "lobby de tecnologia", como explica logo abaixo, o jornal quer dizer Google e Facebook, que mobilizaram "exército de lobistas e advogados" no Congresso para tentar "moldar" um projeto de lei recém-anunciado, que visa "forçar indústria a divulgar quem compra anúncios políticos".
O "Financial Times" também destacou, reproduzindo a frase de um dos senadores por trás do projeto:
— Nós não podemos justificar um conjunto de leis para uma forma de mídia, TV, rádio e imprensa, e não aplicá-lo a outra.
O anúncio do projeto de lei foi precedido por reportagem da Bloomberg, revelando, no título, que "Facebook e Google ajudaram campanha contra refugiados em Estados-pêndulo", os "swing states" que decidiram a eleição em favor de Donald Trump.
A campanha foi realizada com "colaboração direta de funcionários do Facebook e Google", que disputavam os "milhões de dólares em publicidade da Secure America Now", organização conservadora pró-Trump, com mensagens "anti-islâmicas".
Reprodução/Pew | ||
O FUTURO DA VERDADE
Pesquisa Pew com 1,1 mil tecnologistas e outros especialistas revela consenso de que ambiente digital hoje estimula a desinformação, com 51% afirmando que não vai melhorar por uma década.
Para o Nieman Lab, de Harvard, o levantamento deixa em dúvida se "o problema da desinformação on-line pode realmente ser solucionado".
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EUA ADVERTEM CHINA
Na manchete do "Wall Street Journal", o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, em entrevista ao jornal, "advertiu a China que os Estados Unidos têm um arsenal de armas econômicas para forçar Pequim a tratar do desequilíbrio comercial".
CHINA ADVERTE EUA
Na submanchete do "South China Morning Post", Pequim "advertiu os EUA a abandonarem seu viés contra a China depois de mensagem 'brusca' de Tillerson". O jornal chinês sublinha que o representante americano vai à Índia para se "contrapor" à China na região.