Folha de S. Paulo


Trump estreia para ONU esvaziada, sem Xi, Putin e Merkel; Temer vai

"Todos os olhos estão em Trump na reunião de líderes mundiais na ONU", trombeteou o "New York Times", em manchete. O "USA Today", sem tanto destaque, anotou que sua estreia na ONU deixa "líderes mundiais ansiosos".

O mesmo "USA Today" sublinhou que "dois líderes chave não estarão na ONU", o chinês Xi Jinping e o russo Vladimir Putin, dificultando tratar de temas como Coreia do Norte, Síria e Venezuela. E a alemã "Angela Merkel, presa em campanha eleitoral, também não é esperada".

Segundo o "South China Morning Post", a lista de ausências vai longe, com líderes que enfrentam crises que Trump abordaria, da birmanesa Aung San Suu Kyi ao venezuelano Nicolás Maduro.

Às vésperas da Assembleia Geral, que começa na terça, a Casa Branca vazou decisões conflitantes ou dúbias para a imprensa americana, envolvendo medidas positivas, por exemplo, em relação ao Irã.

No domingo, a manchete do "Wall Street Journal" chegou a afirmar que Trump está repensando se vai abandonar mesmo o acordo de Paris, sobre o clima —em aceno a outros líderes. Mas a submanchete do "Washington Post" respondeu que ele não está repensando, não.

Reprodução
Trump Tower

NA TRUMP TOWER

Até o jantar marcado para esta segunda com líderes latino-americanos, na Trump Tower, em Nova York, vem perdendo audiência. Trump quer tratar de Venezuela e Cuba.

O mexicano Enrique Peña Nieto "decidiu não comparecer", segundo a Reuters. No fim de semana, de acordo com o peruano "El Comercio", foi a vez de Pedro Pablo Kuczynski, que "cancelou a viagem" ao ser obrigado a trocar o ministério após receber voto de desconfiança do Congresso do Peru.

Michel Temer confirmou presença.


Endereço da página: