Folha de S. Paulo


Alemanha não vê influência russa em sua eleição, mas EUA insistem

Reprodução
Estúdio do canal de notícias RT, em texto da revista do 'New York Times' com versão em russo

Há duas semanas, o alemão "Süddeutsche Zeitung" destacou reportagem em que questionava, abrindo o texto: "Cadê os russos?".

Afirmou que "o fato de a Rússia estar tentando influenciar a eleição alemã soava como certeza até pouco tempo atrás", mas, às vésperas do voto, no próximo dia 24, as autoridades veem "tudo limpo".

Não segundo o "New York Times". A revista do jornal americano publica um longo texto no próximo domingo, que adiantou no site, apontando uma "nova teoria de guerra" —vista por "funcionários da Otan" na campanha alemã e encabeçada pelo canal de notícias RT e pela agência Sputnik.

Em suma, os dois veículos estatais russos estariam promovendo "visões de extrema-esquerda ou de extrema-direita que pressionam o centro político", tirando proveito dos "climas políticos febris que recaíram sobre muitos públicos no Ocidente".

O texto do "NYT" é parte de uma série sobre Rússia, tecnologia e mídia, que se acelerou na última semana, cobrindo do americano Facebook à empresa russa de tecnologia Kaspersky.


Endereço da página: