Folha de S. Paulo


'Elites' de Brasil e Angola, ex-colônias em crise, partem para Portugal

Reprodução
No jornal

Em longa reportagem com o título reproduzido acima, o jornal "Público" relata o que o próprio consulado brasileiro em Lisboa chama de "nova leva de imigrantes brasileiros, bem diferente das anteriores: têm um nível econômico e social elevado".

Entre eles, Gilmar Mendes. "É ali, no [bairro] Príncipe Real, que o juiz brasileiro do Supremo Tribunal Federal e que tem em mãos a Operação Lava Jato comprou casa no ano passado", publica o jornal português. Do ministro:

— Gosto de curtir um certo anonimato, que não tenho mais no Brasil, aproveito para caminhar pelas ruas, andar de bicicleta, conhecer as feiras e o mercados de antiguidades.

O "New York Times" também traz longa reportagem sobre a invasão de Portugal, mas pela "elite de Angola", outra ex-colônia portuguesa, enriquecida pelo petróleo.

Em tom de denúncia, o jornal americano afirma que "Portugal foi destacado pela OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico] por sua frouxidão em reprimir lavagem de dinheiro e corrupção".

À VENDA

Tanto "Wall Street Journal" como "Financial Times" noticiam que o governo Michel Temer anunciou a venda do controle da Eletrobras. Sublinham o salto nas ações da "maior geradora de energia da América Latina" —e o fato de que, segundo as autoridades, "a ação não visa levantar dinheiro para fechar o déficit orçamentário do país, em 9,5% do PIB".

À VENDA 2

Em entrevista à agência Xinhua, o governador Geraldo Alckmin anunciou que em setembro "vai lançar nova rodada de planos de investimento, oferecendo linhas de metrô, estradas e outros projetos de infraestrutura". Ele declarou ter "esperança de que as empresas chinesas fortaleçam seu investimento no Estado de São Paulo".

O site "Zaobao", lembrando a aquisição recente da CPFL, afirma que as "empresas chinesas devem fortalecer o investimento no Brasil".

FAZER DINHEIRO

No "NYT", em reportagem de Vinod Sreeharsha, "Tempos turbulentos no Brasil, mas os 'hedge funds' explodem", sobre as instituições com aplicações alternativas, de maior risco. "O Brasil é um lugar muito bom para fazer dinheiro, sempre foi", diz Márcio Appel, do fundo Adam Capital.


Endereço da página: