Folha de S. Paulo


Vice de Trump chega para pressionar e ouve recusa do presidente colombiano

Reprodução
O jornal 'El Tiempo' dá manchete para a resistência do presidente colombiano a uma intervenção militar dos EUA

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, desembarcou na Colômbia no domingo, para a visita de uma semana que incluirá também Argentina, Chile e Panamá, mas não Brasil.

E já ouviu do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, manchete do "El Tiempo" (acima), que a "possibilidade de intervenção militar na Venezuela não deve ser contemplada".

Segundo o jornal colombiano, "os EUA estão pressionando um grupo de países da região para que imponham sanções" à Venezuela, em meio às ameaças de intervenção feitas por Donald Trump.

O mesmo "El Tiempo" e o espanhol "El País" publicaram "Venezuela, uma saída", artigo escrito pelo "ex-presidente da Colômbia e ex-secretário-geral da Unasul" Ernesto Samper.

O texto defende "um acordo de governabilidade democrática", apresentado por ex-presidentes também de México, Panamá e outros, mas não Brasil. Abrange "anistia e devolução, à Assembleia venezuelana, do poder que lhe foi retirado".

A rádio pública americana, NPR, ouviu de "um funcionário da Casa Branca" que a viagem de Pence pela América Latina visa "realçar o tema de que Colômbia, Argentina, Chile, Panamá: eles representam o futuro da liberdade, da oportunidade, da prosperidade e do crescimento do comércio".

Mas é provável que o vice tenha que responder se tem ambições presidenciais, no lugar de Trump.


Endereço da página: