Folha de S. Paulo


Em artigo por jornais alemães, chinês defende aproximação com Alemanha

Às vésperas da cúpula do G20 em Hamburgo, o presidente chinês, Xi Jinping, assinou artigo em jornais alemães como "Die Welt", intitulado originalmente "Para fazer do mundo um lugar melhor".

Defendeu, no destaque da própria imprensa chinesa, maior vínculo entre China e Alemanha, para "representar papel de liderança e ampliar a comunicação estratégica em questões internacionais e regionais".

Está prevista a abertura, por Xi e pela chanceler alemã Angela Merkel, de um jardim de pandas no zoológico de Berlim.

Ao fundo, por "Spiegel" e outros, a montadora alemã Volkswagen anunciou que, depois de 17 anos, voltará a exportar para o Irã. A justificativa é se defender de mercados voláteis como o Brasil.

DANOS

A estatal alemã Deutsche Welle noticia que, "Enfraquecido, Temer vai ao G20 para 'controle de danos'". Ele havia decidido não ir mais, mas o "custo de não comparecer teria sido alto demais para a imagem do governo e do país como ator global".

Para o alemão Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV, a presença não deve causar constrangimento, porque "todos sabem que o Brasil é importante demais e que Temer vai deixar o poder algum dia".

ROTINA

O novo correspondente do inglês "Guardian" no Brasil, Dom Phillips, estreou na crise sem fim:

— Polícia brasileira prende aliado próximo do presidente.


Endereço da página: