Folha de S. Paulo


No Brasil, xenofobia preexistente se juntou à islamofobia, diz Al Jazeera

Artigo no "Miami Herald" saudou a nova legislação brasileira de imigração, em contraste com o que acontece nos Estados Unidos, sob o título "É a lei no Brasil: os imigrantes são bem-vindos".

Com relato extenso de ações contra muçulmanos no país, reportagem do canal Al Jazeera vai na direção oposta, sob o título "Como o projeto progressista de imigração do Brasil foi sabotado".

Questiona as duas dezenas de vetos presidenciais, que levaram os imigrantes a perder, por exemplo, acesso a saúde e emprego públicos.

E ressalta as manifestações de extrema direita contra imigrantes, inclusive do presidenciável Jair Bolsonaro, para concluir que "a xenofobia preexistente se encontrou com a islamofobia".

*

shehabkhan

ISLAMOFOBIA LÁ

Em meio à cobertura do ataque a muçulmanos em Londres, o conservador "The Times" e o ultraconservador "Daily Mail" estão sob crítica —entre outros, do "Washington Post".

O "Times", porque descreveu o suspeito com tintas nada terroristas, até simpáticas, como "lobo solitário desempregado" e "pai de quatro". O "Mail", porque afirmou ser um "branco barbeado" que atacou pessoas que saíam de uma mesquita "onde clérigo extremista já pregou". Foi a sua manchete on-line (reproduzida no tuíte acima), depois alterada.


Endereço da página: