Folha de S. Paulo


Sociedade católica brasileira questiona noticiário sobre 'pacto com Satã'

Por carta, a sociedade Arautos do Evangelho responde ao noticiário publicado por "La Stampa", "Daily Beast" e outros, resumida em nota desta coluna, sobre uma investigação do Vaticano de um "aparente pacto com Satã sobre a morte do papa Francisco".

Afirma que "não é verdade que o Vaticano esteja investigando a sociedade" e que "a história é absurda e não passa de um boato sem provas, disseminado por detratores da inabalável fé católica professada pelos Arautos". Destaca a notícia original do "vaticanista" Andrea Tornielli no "La Stampa", sublinhando que ela "mereceu pronta e adequada resposta por parte dos Arautos", no post intitulado:

— Qual o intuito do sr. Andrea Tornielli ao atacar os Arautos do Evangelho? Criar um cisma na Igreja?

*

Posteriormente, também no site, entrou no ar a seguinte nota do departamento de imprensa da sociedade:

No dia de hoje, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma matéria intitulada "Vaticano investiga organização católica brasileira por 'pacto com Satã'", do articulista Nelson de Sá, responsável de fazer a cobertura do jornal sobre temas relacionados à cultura e à mídia.
A notícia, apesar de curta e de redação questionável e confusa, mistura de modo impreciso informações contidas em outros artigos, conforme suas próprias referências. "Daily Beast", uma delas, é um site americano conhecidamente sensacionalista, cujas publicações, conforme atestava seu editor-chefe em entrevista datada de 2015, "busca coleções, escândalos e histórias sobre mundos secretos...".
Já o artigo que ele menciona, do "vaticanista" Andrea Tornielli, foi refutado com outra publicação, "Qual o intuito do sr. Andrea Tornielli ao atacar os Arautos do Evangelho? Criar um cisma na Igreja?", de 16 de junho de 2017. O texto demonstra, entre outras verdades, que o prestigioso "vaticanista" também se utilizou de fontes duvidosas para a elaboração de seu trabalho.
Surpreende que um jornalista de publicação séria como a Folha, tido como o cotidiano de interesse geral de maior tiragem do Brasil, com média de 320.741 exemplares, tenha fundamentado sua nota nas fontes acima citadas. Com qual intuito?


Endereço da página:

Links no texto: