Folha de S. Paulo


O'Reilly sofre boicote, mas audiência cresce, livro vende, Trump apoia

O boicote de anunciantes ao programa de Bill O'Reilly, na Fox News, está em torno de 50, segundo a concorrente CNN, que atualiza a lista sem parar: 47 confirmam ter saído por causa das denúncias de assédio sexual, 2 alegam outros motivos, 4 estão avaliando sair e 1 diz que vai continuar.

A crise começou com uma reportagem de domingo do "New York Times" que revelou que o apresentador e o próprio canal pagaram US$ 13 milhões para cinco mulheres não levarem adiante ações por assédio sexual. A repórter Emily Steel conta aqui como levantou o caso.

Mas a audiência de O'Reilly até aumentou, admite a mesma CNN, anotando ter saltado de 3,65 milhões na segunda para 3,76 milhões na terça.

E outros dois fatos vieram resgatar O'Reilly. Em entrevista ao mesmo "NYT", o presidente americano defendeu o apresentador ao ser questionado por outra repórter, Maggie Haberman, que cobre Trump há décadas. Ele próprio tocou no assunto, em "off", ou seja, não para divulgação, mas a repórter aproveitou a deixa, insistiu e ele acabou falando em "on":

— Você acha que ele [O'Reilly] está sendo tratado de forma injusta?

— Acho que ele é uma pessoa que eu conheço bem. Ele é uma boa pessoa. Acho que ele pode, você sabe, acho que ele não devia ter feito acordo [extra-judicial com as cinco mulheres que o acusam]. Pessoalmente, acho que ele não devia ter feito acordo.

— Por quê?

— Devia ter levado [os processos] até o fim. Eu conheço Bill. Ele é um bom homem.

Um assessor de imprensa da Casa Branca tenta mudar a conversa para "infraestrutura", provocando risadas, mas Haberman continua:

— Eu só quero fazer uma última pergunta nessa direção, e então mudamos, não mais O'Reilly.

— Vocês certamente cobriram bastaram O'Reilly. Eles está tomando o meu lugar. Ele está tomando o meu lugar.

O outro fato em favor do apresentador é que seu novo livro estreou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do mesmo "NYT". Nele, O'Reilly defende a "Velha Escola", aquela que "pode abrigar microagressões", mas não é o que importa: "É uma questão de valores".

Reprodução
Capa do novo livro do apresentador Bill O'Reilly, da Fox News

Endereço da página: