Folha de S. Paulo


Atlético e Coritiba 'fazem história' com 3,7 milhões via Facebook e YouTube

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Do narrador Giovani Martinello, abrindo a transmissão na noite de quarta, lembrando do veto duas semanas antes:

— Estamos aqui fazendo história, hoje, para mostrar Atlético Paranaense e Coritiba nas páginas oficiais dos dois clubes no Facebook e também nos canais oficiais do YouTube. A federação impediu a realização do jogo por conta da transmissão. Mas prevaleceu a força dos clubes. Hoje o jogo sai... Estamos fazendo história. Que os outros clubes brasileiros se inspirem nos exemplos de Atlético e Coritiba.

Tanto o estranho veto quanto a bem-sucedida transmissão ecoaram amplamente no exterior, por veículos setorizados e também tradicionais.

A audiência foi elevada, contando as duas plataformas, como registra nesta sexta o "SportsBusiness": 3,7 milhões. Os vídeos seguem no ar e somando visualizações, aqui e aqui. Ao vivo pelo Facebook, aconteceu aqui e aqui.

O apresentador André Rizek, do SporTV, canal de esportes da Globo, foi o porta-voz tanto para as explicações sobre o veto quanto para a posterior supressão das imagens do clássico.

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Martinello, o locutor que se viu "fazendo história" na quarta, foi cedido aos clubes e às plataformas pelo canal Esporte Interativo, para o qual tanto Atlético-PR quanto Coritiba venderam seus direitos do Brasileirão de 2019, rejeitando a oferta da Globo.

O Esporte Interativo é da programadora de TV paga Turner, que é parte da Time Warner, que foi comprada pela tele americana AT&T –que antes já havia comprado a DirecTV, dona da operadora de TV paga Sky, no Brasil.

O jogo todo é parte da acelerada "fusão entre conteúdo e tecnologia" que avança mundo afora, criando gigantes de mídia, internet e telecomunicações.


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