Folha de S. Paulo


Contra Trump, Mark Zuckerberg diz 'obrigado a todos os jornalistas'

Reprodução/Facebook
imagem para coluna Toda Mídia (Mundo) - Mark Elliot Zuckerberg e a esposa Priscilla Chan

O dono do Facebook está viajando de carro pelo Estado do Alabama com a mulher, Priscilla, e conta em seu perfil que os dois pararam em algumas Redações de jornais locais, como "The Selma TimesJournal" (acima):

— O pessoal lá estava trabalhando duro no fim de semana do Dia dos Presidentes [feriado americano] para manter as suas comunidades informadas. Parece ser uma boa hora para dizer obrigado a todos os jornalistas ao redor do mundo que trabalham incansavelmente e algumas vezes colocando as suas vidas em perigo para trazer à tona a verdade. Eu nem sempre concordo com tudo o que vocês dizem, mas é assim que a democracia funciona. Eu sei que estou ao lado de muitas pessoas nos Estados Unidos e mundo afora ao agradecer a vocês por seu trabalho.

Foi uma resposta clara à declaração do presidente americano, no Twitter, chamando "New York Times", CNN e outros de inimigos do povo.

*

O "NYT" destaca nesta terça que o juiz indicado pelo próprio Trump para a Suprema Corte, Neil Gorsuch, é outro defensor da imprensa livre.

O jornal lembra que, em ameaça à cobertura durante a campanha, ele afirmou que iria "abrir as leis de difamação", ou seja, ampliar o poder de quem processa jornais e jornalistas. E que, quando chamado a tomar decisões sobre o tema, Gorsuch sempre deixou claro que a legislação não deve ser usada para amordaçar a imprensa.

No "Washington Post", a colunista de mídia Margaret Sullivan pergunta: "Os repórteres podem ser caçados se Trump for atrás dos vazadores?". Avisa que as proteções para repórteres em casos de informações vazadas do governo são "normativas", não de legislação, e lembra que foi Barack Obama quem abriu caminho, processando jornalistas do "NYT" e da Fox News.


Endereço da página: