Folha de S. Paulo


Condenação de Lula anteciparia discussão sobre ele ser preso em 2018

A eventual condenação de Lula, em janeiro, no caso do tríplex vai antecipar a discussão sobre a possibilidade de ele ser preso já em 2018. A previsão é de criminalistas que acompanham o caso de perto.

AMPULHETA
O processo do petista será analisado antes que o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha decidido se muda ou não a regra de que um condenado pode ser preso depois de julgado em segunda instância, como será o caso de Lula. A tendência do tribunal é mudar o entendimento, mas Lula será julgado antes disso.

UM OU OUTRO
Segundo os mesmos criminalistas, se condenado Lula pode ter a prisão determinada pelo próprio tribunal. Caso a corte seja omissa, a ordem de detenção pode ser dada pelo juiz Sergio Moro.

CALENDÁRIO
O petista ainda pode apresentar recursos a tribunais superiores para evitar ser recolhido à prisão. A discussão, no entanto, ocorrerá no meio do clima eleitoral de 2018.

ACESSÓRIO
O empreiteiro Marcelo Odebrecht sai da cela no dia 19 direto para uma audiência com o juiz das execuções penais de Curitiba. Coloca uma tornozeleira e embarca para SP.

A OUTRA
A Companhia das Letras ganhou o processo em que uma mulher pedia indenização por ter sido indevidamente citada no livro "Chatô", de Fernando Morais. Ela dizia ser a funcionária Maria Helena, que trabalhava na casa de Assis Chateaubriand e, segundo a obra, passava horas no quarto com ele, "furunfando", segundo comentavam empregados.

A OUTRA 2
A mulher pedia R$ 350 mil por ter sido citada sem autorização. O advogado Fernando Lottenberg argumenta que o STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu que não é necessária autorização prévia para a citação em obras literárias. E que a funcionária e a autora do processo não eram a mesma pessoa.

-

FECHADO PARA BALANÇO
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o copresidente do conselho de administração do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, e o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, participaram do almoço anual da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), realizado na terça (12).

-

CENSURA
O Ministério da Cultura (MinC) entregou nesta terça (12) um parecer contrário ao projeto de lei que quer determinar que o judiciário autorize a entrada de menores desacompanhados em exposições de arte. O documento foi entregue em mãos pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, ao deputado Aliel Machado (Rede), relator do projeto.

RELÓGIO
O MinC argumenta que a classificação indicativa dos museus deve ser responsabilidade do Ministério da Justiça, como acontece com filmes, peças e programas de televisão. "Com o volume de trabalho do judiciário, será que as classificações seriam feitas em tempo hábil?", questiona o ministro.

VOU DE TÁXI
A Secretaria Municipal da Saúde abriu sindicância para apurar se há irregularidades no uso do aplicativo 99 para o transporte de servidores da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS-Sul).

TÁXI
Segundo relatório da Secretaria Municipal de Gestão (SMG), há servidores fazendo viagens "a partir ou para residência", alguns "quase diariamente".

*

Entre os 13 funcionários listados estão agentes da Prefeitura Regional da Sé, da CRS-Sul, da SMG e da Prefeitura Regional de Pinheiros.

VISITA
Os cantores Luan Santana e Tiago Iorc farão duetos surpresa com Sandy no último show de sua turnê "Meu Canto", em São Paulo, no dia 17. No dia seguinte, completam-se dez anos desde o último show dela com o irmão na dupla Sandy e Junior.

-

AMOR E GUERRA
O livro "Lua de Mel em Kobane", da jornalista Patrícia Campos Mello, foi lançado na segunda (11) na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. O cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço, e o escritor Chico Mattoso compareceram ao evento. O editor Ricardo Teperman e o cientista político Sergio Fausto também passaram por lá.

-

CURTO-CIRCUITO

Jorge Bodanzky lança hoje o livro "Procurando Iracema". Às 19h, na DOC Galeria.

O Porta dos Fundos e o Escape 60 lançam hoje nova sala. A partir das 19h30, na av. Rebouças, 765.

O programa TerraDois ganhou o prêmio da APCA de melhor programa de TV de 2017.

Daniel Leon Bialski foi eleito novo presidente do clube A Hebraica.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: