Folha de S. Paulo


Investigação de embaixador por assédio moral agita Itamaraty

Um caso de assédio moral que envolve um embaixador está agitando os bastidores do Itamaraty. O corregedor do serviço exterior, Márcio Araujo Lage, constituiu no dia 26 de outubro uma comissão de processo administrativo disciplinar para apurar os fatos da denúncia.

EM DETALHES
A investigação corre em sigilo. O embaixador, que atuava em órgãos internacionais na Europa, foi chamado a serviço -o que no jargão do ministério significa voltar ao Brasil- e está no Rio de Janeiro. Diplomatas subordinados a ele enviaram a Brasília um relatório detalhado com supostos abusos cometidos sob sua chefia.

SILÊNCIO
O Ministério das Relações Exteriores diz que não vai se pronunciar sobre o tema. A abertura da investigação foi divulgada no boletim de serviço do Itamaraty.

PÁTRIA AMADA
O IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) de São Paulo pedirá à CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) que avalie a regularidade dos mastros com bandeiras nacionais instalados na av. Brasil e no largo da Batata. Os mastros e as placas que os acompanham interferem na paisagem, e, por isso, deveriam ter passado pela comissão, o que não ocorreu.

PÁTRIA 2
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento afirmou que a aprovação não é necessária devido a uma lei federal de 1971 que determina que a bandeira nacional "pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros" e que pode ser apresentada em mastros.

PÁTRIA 3
O Conpresp, órgão municipal de proteção ao patrimônio, já havia decidido notificar a prefeitura regional de Pinheiros sobre os mastros da av. Brasil, que estão em área tombada e, por isso, deveriam ter passado pelo conselho, o que também não ocorreu.

-

Avener Prado/Folhapress
A modelo plus size Fluvia Lacerda
A modelo plus size Fluvia Lacerda

DE BEM COM A BALANÇA
Fluvia Lacerda decidiu que era hora de escrever um livro quando recebeu, pelo Facebook, o relato de uma menina que havia tentado suicídio devido à pressão que recebia por ser gorda -palavra que a modelo plus size faz questão de usar para desmistificá-la.

*

Ela conta que, "por nunca ter absorvido as imposições sobre a aparência", percebeu que poderia usar suas experiências para ajudar outras pessoas.

*

O resultado é o livro "Gorda não É Palavrão", obra de autoajuda com trechos autobiográficos. O título será lançado na terça (7), na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

-

CONTA PAGA
A Secretaria Estadual da Saúde de SP propôs ao governo federal que os tratamentos de hemodiálise feitos pelo SUS passem a ser pagos integralmente pelo Ministério da Saúde. Hoje existe um limite de repasse, que é feito por uma média dos atendimentos, para a remuneração da terapia. Por isso, segundo a secretaria, há 400 pacientes aguardando tratamento.

AUMENTO
O Ministério da Saúde argumenta que os repasses para hemodiálise foram reajustados em R$ 11 milhões a mais por ano em 2016. "Entendemos que eles atendem a necessidade de remuneração atual no SUS", afirma o comunicado.

-

LIVRE PARA VOAR
A cantora Mariana Aydar recebeu convidados na quarta (1º) para a pré-estreia do documentário musical "Pedaço duma Asa", sobre a criação de seu disco homônimo em parceria com o artista Nuno Ramos. O cantor Chico César, o produtor e diretor Marcio Debellian, a atriz Ana Carolina Godoy e o artista gráfico Pedro Colombo passaram por lá.

-

CURTO-CIRCUITO

A mostra "Adventures of the Body", do artista russo Fyodor Pavlov-Andreevich, abre neste sábado (4). Às 15h, na Galeria Baró.

O espetáculo "Till, a Saga de um Herói Torto" será apresentado neste sábado (4) e no domingo (5) no Sesc Itaquera. Às 16h.

O tenor Fernando Portari faz recital inédito neste sábado (4). Às 21h30, no Teatro J. Safra.

Os shows do Balaclava Fest ocorrerão neste domingo (5) no Tropical Butantã. Às 16h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: