Folha de S. Paulo


Videoclipes podem ser beneficiados com a renovação da Lei do Audiovisual

France Presse
ORG XMIT: 193101_0.tif 1983Música: o cantor norte-americano Michael Jackson posa para foto durante gravação do videoclipe
Michael Jackson em cena do clipe "Thriller", de 1983, canção título de seu famoso álbum

A renovação da Lei do Audiovisual, em discussão no Congresso, acendeu o sinal amarelo no setor do cinema. Duas emendas apresentadas ao projeto permitem que benefícios fiscais se estendam a obras videofonográficas musicais.

RADIOGRAFIA
"Essa previsão deturpa a função da lei do audiovisual, que é fomentar o cinema e outras obras audiovisuais. Passaremos a financiar produtos de marketing da indústria fonográfica, como videoclipes", diz o cineasta André Klotzel, do Conselho Superior de Cinema. "Daqui a pouco vamos dar recursos para ultrassonografias e sistemas de vigilâncias também", ironiza.

OS MESMOS
O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), autor das emendas, afirma que os profissionais que produzem os videoclipes são muitas vezes os mesmos que fazem cinema. "Por que não incluí-los?", questiona. O Ministério da Cultura diz que ainda analisa os efeitos práticos da proposta.

-

Egberto Nogueira/imãfotogaleria
Aos 91 anos, Lázaro Brandão passou a Luiz Carlos Trabuco o cargo de presidente do conselho de administração do Bradesco
Brandão passou a Luiz Carlos Trabuco o cargo de presidente do conselho de administração do Bradesco

BASTÃO Aos 91 anos, 75 deles no Bradesco, Lázaro Brandão passou a Luiz Carlos Trabuco o cargo de presidente do conselho de administração do banco; Trabuco acumulará a função com a presidência da diretoria executiva da instituição

-

CALMA, GENTE
O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) diz que João Doria "queimou a largada" ao sair viajando pelo país em campanha para ser candidato a presidente. "Muita ansiedade. Isso é maratona e não corrida de 100 metros", afirma. "Até o [corredor] Bolt é cuidadoso na largada".

EM CASA
Ferraço cita o escritor Tolstoi para afirmar que "antes de conquistar o mundo, é preciso conquistar a sua aldeia". Segundo ele, Doria deveria se dedicar mais à cidade de São Paulo, onde está em queda nas pesquisas.

FUZIL
Além de drogas, a Polícia Civil disse à Justiça que precisava fazer uma operação de busca e apreensão na casa de Marcos Lula da Silva, filho de Lula, na terça (10), porque na região em que ele vive, em Paulínia, segundo telefonema anônimo, poderiam ser encontradas também grandes quantidades de armas. Nada foi localizado.

-

TRAÇO FINO
O Prêmio Montblanc de Cultura foi entregue na terça (10), em evento na Pinacoteca. A Associação Cultural Videobrasil, fundada pela curadora Solange Farkas, foi a contemplada. Lourdes Brennand, diretora do Instituto Ricardo Brennand, um dos projetos indicados, esteve presente. O presidente da Montblanc no Brasil, Alain dos Santos, e a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Juliana Velho, também compareceram.

-

DE VOLTA
A artista Bia Leite, cuja obra com os dizeres "criança viada" foi pivô da polêmica da exposição "Queermuseu", terá uma exposição individual a partir do dia 21, na galeria Transarte, que tem foco em artistas LGBT. Serão apresentadas 13 novas telas produzidas especialmente para a mostra, que se chama "As Companheiras".

DE VOLTA 2
A galerista Maria Helena Peres, uma das donas do espaço, afirma que, "diante do preconceito", irá "incrementar e acentuar a bandeira LGBT" nas exposições.

*

O catálogo da mostra traz, nas últimas páginas, um "press clipping de uma artista censurada", em que são reproduzidas as ofensas que Leite recebeu nas redes sociais.

-

Marcus Steinmeyer/Divulgação
A atriz Bete Coelho é a nova parceira do psicanalista Jorge Forbes no programa
A atriz Bete Coelho é a nova parceira do psicanalista Jorge Forbes no programa "Terradois"

EM DUPLA A atriz Bete Coelho é a nova parceira do psicanalista Jorge Forbes na segunda temporada do programa "Terradois", que estreia na TV Cultura no dia 25; ela substituirá Maria Fernanda Cândido.

-

CURTO-CIRCUITO

O CCBB de São Paulo abre hoje a exposição "Lembrei que Esqueci", de Amélia Toledo. Às 11h.

A Japan House começa hoje programação especial para celebrar o Dia das Crianças. Até sábado (14).

Estreia hoje "Hebe, o Musical". Às 21h, no teatro Procópio Ferreira.

A IWC Schaffhausen realiza leilão de relógio especial no gala anual do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. Hoje, em Nova York.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: