Folha de S. Paulo


Vídeo sobre exposição gera tensão entre Doria e o MAM

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 01-10-2017, 16h00: PERFORMANCE NO MAM. Protesto apos os episodios de violencia que aconteceram no Museu de Arte Moderna. Grupos conservadors protestaram contra o fato de que, no museu, uma crianca interagiu com um artista pelado durante uma performance. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ILUSTRADA) ***EXCLUSIVO FSP***
Protesto após os episódios de violência que aconteceram no Museu de Arte Moderna

A manifestação de João Doria contra a performance do MAM (Museu de Arte Moderna) que mostrava um homem nu surpreendeu e causou desconforto aos diretores da instituição. Eles esperavam que o tucano se posicionasse na linha da defesa da liberdade de expressão.

DIÁLOGO
Em meio à tensão, Doria conversou via mensagens de texto com Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, presidido por Milú Villela. Ela é também presidente do MAM.

DENTRO DA LEI
Saron explicou que a mãe da criança que foi filmada tocando no homem (a cena foi definida como "libidinosa" pelo prefeito) estava no local. Conforme a lei, menores podem presenciar cenas de nudez artística quando acompanhadas pelos pais.

IMENSA MAIORIA
Doria descontentou o MAM -mas o vídeo em que disse que "tudo tem limite" teve audiência quase dez vezes maior que muitos dos que ele tem postado nos últimos meses: foram 947 mil acessos até o começo da noite de segunda (2). Cerca de 73 mil pessoas "curtiram" ou "amaram" o vídeo. Outras 2 mil clicaram no símbolo de irritação ou raiva.

FIRMEZA
Assim que começou a confusão em torno da mostra, Milú Villela reuniu sua equipe e foi clara: "Não vamos fechar a exposição". A presidente do MAM recomendou apenas que todos ficassem atentos à sinalização das obras, para avisar, como já tinha sido feito neste caso, quando algum conteúdo tem, por exemplo, imagens de nudez.

JESUS NASCEU
A defesa de Antonio Palocci acredita que o ex-ministro da Fazenda passará o Natal em casa. Ainda que, depois de fechado o acordo de delação premiada, ele tenha que passar mais um tempo preso, a esperança é que seja beneficiado com a permissão para comemorar a data em casa, com a família.

-

CONVERSAS FAMILIARES
A peça "Se Existe Eu Ainda Não Encontrei" estreou no sábado (30), no Teatro Eva Herz. Com direção de Daniel Alvim, o espetáculo conta com Helena Ranaldi e Leopoldo Pacheco no elenco. As atrizes Clarissa Rockenbach e Martha Nowill estiveram na apresentação.

-

EM QUEDA
Os planos de saúde perderam 700 mil usuários em agosto em comparação com o mesmo mês de 2016. Só em São Paulo foram 370 mil clientes a menos, segundo levantamento da FenaSaúde, associação que representa as maiores operadoras do setor e que credita a queda à crise.

*

O resultado foi melhor do que o do ano anterior: entre 2015 e 2016, a perda de usuários chegou a 1,5 milhão.

UNIDOS E FORTES
O deputado estadual Campos Machado (PTB-SP) recebeu carta da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil parabenizando-o pela criação, em junho, da Frente Nacional Contra a Liberação da Maconha e da Cocaína. O texto diz que o "uso e o tráfico de drogas" é uma "preocupação" da entidade. E faz "votos de que, juntos, possamos trabalhar".

APLAUSO
O espetáculo "A Flauta Mágica", de Mozart, será exibido em dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. A direção será de André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo será regida por Roberto Minczuk.

CÓPIA PERFEITA
A Fundação de Cultura de Congonhas (MG) recebeu autorização para captar R$ 4,2 milhões pela Lei Rouanet para realizar réplicas de dez das 12 estátuas de profetas de Aleijadinho.

*

O projeto também inclui a construção de uma nova sala no Museu de Congonhas para abrigar as cópias. Em caso de dano aos originais, que ficam sempre expostos ao ar livre, as réplicas poderiam substituí-los.

-

LIVROS NO PALCO
A peça "Na Casa do Rio Vermelho - O Amor de Zélia e Jorge", com a atriz Luciana Borghi, teve estreia na sexta (29), no Teatro Décio de Almeida Prado. Os atores Renato Borghi e Eva Wilma e a pedagoga Claudineia Aparecida de Oliveira passaram por lá.

-

CURTO-CIRCUITO

Juca Kfouri autógrafa hoje o livro "Confesso que perdi". Às 19h, na Livraria Saraiva do shopping Higienópolis.

Artyom Dervoed faz show hoje no Mube. Às 21h.

Acontece hoje o lançamento da Cerverbaria. Às 21h, no Bar Lambe-Lambe.
Rubens Ricupero lança hoje o livro "A diplomacia na Construção do Brasil". Às 19h, no Ciee.

A Escola Concept será lançada hoje. Às 19h.

Rodrigo Oliveira e Kurt Schmidt fazem menu especial. Às 19h30, no Eataly SP.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: