Folha de S. Paulo


Cármen Lúcia pode ser obrigada a dar voto de minerva sobre ensino religioso

Danilo Verpa/Folhapress
SAO PAULO - SP - 15.08.2017 - A ministra Carmen Lucia em evento da Jovem Pan no hotel Tivoli, em Sao Paulo.. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, PODER ) ORG XMIT: CARMEM LUCIA
A ministra Cármen Lúcia

A votação sobre o ensino religioso nas escolas públicas do Brasil pode chegar a um empate que obrigará a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a dar o voto de minerva sobre o tema.

HISTÓRIA
O ministro Marco Aurélio Mello, tido por alguns colegas como voto a favor do ensino religioso confessional, deve na verdade votar contra. Ao relatar uma outra ação, que permitiu o aborto de feto anencéfalo, Mello fez um contundente discurso pela laicidade do Estado.

ENCRUZILHADA
Se o voto dele e de Celso de Mello contra o ensino religioso confessional se confirmarem, restará o voto de Cármen. Ela estudou em escola religiosa e dá aula na PUC-MG. A proximidade com a Igreja deixa dúvida sobre a posição que pode tomar -há apostas para os dois lados.

CONFIDENCIAL
A Eucatex, da família de Paulo Maluf, está negociando em sigilo com a Prefeitura de SP para recomprar ações da empresa que estão em fundos na Ilha de Jersey. Atribuídos à família do ex-prefeito, eles foram bloqueados pela Justiça na ação em que Maluf foi acusado de desvio de recursos quando administrava a cidade.

MICO
A empresa argumenta que poucas empresas ou bancos no mundo se interessariam pelas ações. A prefeitura poderia, assim, receber dinheiro em troca delas, livrando-se de um "mico".

ARTIGO PRIMEIRO
As conversas da Eucatex com a administração de João Doria são acompanhadas pelo Ministério Público Estadual. Elas ocorrem em sigilo por causa de uma cláusula estabelecida entre as partes.

MOMENTO FINAL
E o STF (Supremo Tribunal Federal) julga hoje embargos de Maluf contra decisão em que ele foi condenado a sete anos de prisão por lavagem de dinheiro. O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, fará a defesa.

-

GRAVE E AGUDO
A ópera "Nabucco" teve estreia na sexta (22) no Theatro Municipal. Maria Thereza Matarazzo, o banqueiro Luiz Carlos Trabuco e a empresária Lucilia Diniz assistiram ao espetáculo, que tem regência de Roberto Minczuk. O diretor do Balé da Cidade, Ismael Ivo, e o secretário municipal de Cultura, André Sturm, também compareceram. Os atores Rodolfo Giugliani e Marly Montoni participam da montagem.

-

NOVAS REGRAS
O Senado pode votar hoje a urgência para o projeto que regulamenta aplicativos como o Uber. O senador Pedro Chaves (PSC-MS), relator da matéria, diz que apresentará um texto contemplando os dois lados -aplicativos e taxistas. Ele exigirá, por exemplo, que as empresas tenham sede no Brasil e paguem impostos dos quais hoje estão liberadas. "Será uma regulamentação rigorosa", diz.

ESTATAL
Já o pleito dos taxistas, de que os aplicativos só possam funcionar com autorização das prefeituras, ficará de fora do relatório. Autor de um dos projetos sobre o tema, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), diz, no entanto, que o baixo interesse das empresas pode levar a uma virada: "Há grande mobilização dos taxistas e praticamente nenhuma dos aplicativos".

ANZOL
Considerada uma das principais jazidas de petróleo do pré-sal, a área de Libra ganhará um novo nome. A escolha, dos funcionários, será entre três peixes: mero, arraia manta ou tainha.

VERSO
A galeria Millan fará em novembro uma exposição do poeta concretista Décio Pignatari, com obras produzidas entre os anos 1950 e 2000. A mostra terá réplicas de livros criados pelo artista que poderão ser manipuladas pelo público.

BOLA NA REDE
A Ronaldo Academy, franquia de escolas de futebol do ex-jogador Ronaldo, assinou contrato com a Nelson Willians & Advogados Associados para expandir sua rede nos Estados Unidos. O escritório deverá atrair investidores brasileiros e auxiliá-los na obtenção do visto de permanência.

-

PARA SE GUARDAR
O livro "Milton Nascimento - Letras, Histórias e Canções" foi lançado no domingo (24) com sessão de autógrafos que teve a presença do autor, Danilo Nuha, e do músico Milton Nascimento. O cantor Criolo e seu pai, Cleon Gomes, e a apresentadora Eliana estiveram no evento, que ocorreu na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

-

CURTO-CIRCUITO

Bia Seidl e Miriam Palma lançam nesta terça (26) o livro "Seminova". Às 16h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O Sesc 24 de Maio apresenta o ciclo shows Esquina Paulistana. De terça (26) até quinta (28).

O instituto Lado a Lado pela Vida participa nesta terça (26) do congresso Todos Juntos Contra o Câncer. Às 14h20, no WTC.

Acontece nesta terça (26) o 1º jantar beneficente da Casa da Criança Santo Amaro. Às 20h, na rua Casa do Ator, 643.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: