Folha de S. Paulo


Joesley Batista diz que não gravou o ministro do STF Gilmar Mendes

Zanone Fraissat/Folhapress
Os irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS
Os irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS

Joesley Batista, da J&F, diz que não gravou o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nem qualquer outro magistrado de tribunais superiores do país.

SIM OU NÃO
Antes de ser preso, ele deixava sempre no ar a possibilidade de ter feito a gravação. Há alguns dias, foi questionado diretamente por advogados que o representam, de forma incisiva, sobre a existência de fitas de conversas com Mendes ou outros ministros. Uma resposta positiva poderia até inviabilizar que eles continuassem na defesa do empresário.

NÃO EXISTE
Joesley acabou negando pela primeira vez que tenha feito qualquer registro.

GRANDE IRMÃO
Transferido de Brasília para São Paulo, Joesley está com o irmão, Wesley Batista, na carceragem da Polícia Federal. A proximidade acalmou o empresário.

SOU CONTRA
Um grupo de estudantes e pesquisadores de Direito da University of British Columbia, do Canadá, começou uma campanha para que a Operação Lava Jato seja derrotada na disputa pelo prêmio Allard. Ligado à instituição, ele dá US$ 100 mil para os que demonstram "excepcional coragem e liderança no combate à corrupção".

MEIO A MEIO
Em cartas à direção do prêmio, o grupo afirma que a Lava Jato não tem liderança, já que parte da população, em especial da comunidade jurídica do Brasil, não concorda com seus procedimentos. Apontam ainda fatos questionados pelo Supremo Tribunal Federal que seriam violações ao devido processo legal, critério usado pela premiação para agraciar os vencedores.

NA AGENDA
O procurador Deltan Dallagnol deve comparecer à cerimônia, no dia 28, em Vancouver. A Lava Jato disputa com Khadija Ismayilova, jornalista do Azerbaijão, e Azza Soliman, advogada de direitos humanos do Egito.

-

CASA NOVA
O Instituto Moreira Salles (IMS) fez na terça (19) uma cerimônia de inauguração de sua nova sede paulistana. João Moreira Salles, presidente da instituição, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fizeram discursos. Os banqueiros Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, e Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, compareceram ao evento. O secretário municipal de Cultura, André Sturm, o superintendente executivo do IMS, Flávio Pinheiro, a presidente do Itaú Cultural, Milú Villela, e os membros do conselho de administração da Itaúsa Ana Lucia Villela e Rodolfo Villela Marino também passaram por lá.

-

ROUPA NOVA
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou nesta terça (19) que avalia a inclusão de mecanismos de fomento cultural "mais contemporâneos" na Lei Rouanet. O Ministério estuda a concessão de incentivo fiscal para aportes em "endowments" –fundos patrimoniais permanentes de instituições culturais– e para a participação em campanhas de financiamento coletivo.

CANETA
Sá Leitão defendeu ainda que a prorrogação dos mecanismos de incentivo da Lei do Audiovisual se dê por meio da apreciação de uma Medida Provisória enviada pelo presidente Temer ao Congresso em agosto. No mesmo dia, o presidente vetou um projeto que determinava a continuidade da regra até 2019.

DÁ TEMPO
Um grupo de artistas e parlamentares que se reuniu nesta terça (19) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende a derrubada do veto do presidente. Sá Leitão diz que isso geraria um impasse jurídico e que há tempo suficiente para a apreciação da nova MP antes do fim dos benefícios, em dezembro.

FILA
A Secretaria de Desestatização de São Paulo diz que já existem cinco empresas com propostas para o Pacaembu, 21 grupos para os parques da cidade e nove para os cemitérios. Os interessados podem começar a se manifestar depois da publicação do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), o que pode ser feito pela pasta mesmo sem a aprovação dos projetos de lei.

-

CURTO-CIRCUITO

A cidade de São João del-Rei, em Minas, recebe, de hoje até sábado (23), a 11º edição do Festival de Leitura de São João del-Rei e Tiradentes.

O projeto Lutar Para Vencer, do lutador Matheus Serafim, faz palestra com Alan Nuguette, com apoio da Fundac. Sábado (23), às 9h, na rua Prates, 1.110.

"Cantando na Chuva" teve temporada prorrogada até 17 de dezembro.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: