Folha de S. Paulo


Gilmar Mendes diz estar convicto de que foi gravado por Joesley

Ze Carlos Barretta - 21.ago.2017/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 21-08-2017 11h00: Gilmar Mendes, Ministro do STF e Presidente do TSE, durante o forum 'A reforma politica em debate' realizado pelo jornal O Estado de Sao Paulo e o Centro de Lideranca Publica (CLP). (Foto: Ze Carlos Barretta/Folhapress PODER)
Ministro do STF Gilmar Mendes durante evento em São Paulo

Os executivos da J&F nunca desmentiram, de forma cabal, que gravaram o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no período em que negociavam delação premiada com o Ministério Público Federal.

AVESSO
Questionados por mais de um interlocutor nos últimos meses, os delatores da empresa sempre deixaram a questão no ar. Não desmentiam e no máximo afirmavam que isso não teria maior importância já que no diálogo não haveria crime. Nenhuma fita com o magistrado tinha vindo a público até o começo da noite de segunda (11).

AGORA EU SEI
Mendes está seguro de que foi gravado pelo empresário Joesley Batista. "Eu hoje estou convicto disso", diz. Ele se encontrou com Francisco de Assis, advogado da J&F, em abril, a pedido do profissional, e sem saber que eles já negociavam acordo de delação. No meio da conversa, Joesley apareceu, de surpresa. Na época, o magistrado não deu importância ao fato.

COLEIRA
"O grave é que eles estavam sendo pilotados pela PGR [Procuradoria-Geral da República], mais especificamente pelo [ex-procurador] Marcello Miller, que não era o braço direito e sim o cérebro do [procurador-geral] Rodrigo Janot", diz Mendes. "Os próprios delatores dizem em suas conversas que tinham a tarefa de destruir o STF. Eles não investigavam mas sim tinham um projeto de poder."

CÍRCULO
Nos meios jurídicos circulam informações de que também profissionais do IDP (Instituto de Direito Público), do qual Mendes é sócio, podem ter sido grampeados.

IRREAL
O ex-procurador Marcello Miller nega ter orientado a J&F na negociação de delação premiada com o Ministério Público Federal e diz que jamais cometeu qualquer crime. Janot, que pediu a prisão do ex-auxiliar, diz que nunca soube que ele estava orientando a empresa antes de deixar o cargo.

-

RIOBALDO E DIADORIM
O espetáculo "Grande Sertão: Veredas", dirigido por Bia Lessa, estreou no sábado (9) no Sesc Consolação. Os atores Caio Blat e Luisa Arraes participam da montagem, que tem como cenário uma instalação que pode ser visitada fora das sessões. O cineasta Guel Arraes, pai de Luisa, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a atriz Julia Lemmertz assistiram à apresentação.

-

AS AMIGAS
Susana Vieira, Arlete Salles e Rosi Campos estarão juntas num novo longa-metragem, "Amigas de Sorte", produzido pela Popcon Films. Elas serão dirigidas por Homero Olivetto.

PARTITURA
A Fundação Bachiana Filarmônica, do maestro João Carlos Martins, teve seu plano de atividades de 2018 aprovado na Lei Rouanet. Estão previstos 28 concertos durante o ano, 22 deles gratuitos, além de cursos de música para jovens e crianças. O total do incentivo é de R$ 4,3 milhões.

PARTITURA 2
E em outro projeto, batizado de Orquestrando Brasil, o maestro está percorrendo cidades do interior para formar orquestras. O objetivo é ajudar a criar e treinar mil grupos em cinco anos.

DOU-LHE TRÊS
A Associação Beneficente Santa Fé realiza na quinta (14) seu leilão anual para levantamento de recursos com uma novidade: lances poderão ser feitos pela internet até o dia 19. Entre os objetos estão quadros de pintores como Iran do Espírito Santo e um bate-bola de mais de uma hora com o ex-tenista Fernando Meligeni. O evento, no Clube Pinheiros, terá show de Maria Gadú.

MÃO NO FOGO
Uma pesquisa realizada pela revista "Seleções" em parceria com o Datafolha apontou que Ivete Sangalo é a cantora considerada mais confiável pelos leitores da publicação. Ela aparece estatisticamente empatada com Marisa Monte -respectivamente, 63% e 62% dos 2.069 leitores entrevistados declararam ter muita confiança nas duas artistas.

-

DIA DE PÁREO
O Jockey Club homenageou João Doria com a corrida Clássico Prefeito do Município, no sábado (9). O jóquei Nelito Cunha venceu a disputa. A primeira-dama da cidade, Bia Doria, o presidente do conselho administrativo do hipódromo paulistano, Benjamin Steinbruch, o secretário especial de Relações Governamentais, Milton Flávio, e a atriz Adriana Ferrari compareceram.

-

CURTO-CIRCUITO

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participa nesta terça (12) da pré-estreia do filme "Feito na América". Às 19h, no Cinemark do shopping Pier 21, em Brasília.

O artista plástico Lucas Pennachi abre nesta terça (12) a mostra individual "Olhar Azul". Às 19h, na Casa Galeria.

Lilia Moritz Schwarcz participa nesta terça (12) de bate-papo sobre o livro "Lima Barreto, Triste Visionário". Às 20h, na Casa do Saber.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: