Folha de S. Paulo


Arquivo-bomba da Odebrecht chega às mãos de Moro

Dário Oliveira/Folhapress
O juiz federal Sergio Moro em debate sobre a autonomia das instituições brasileiras na terça (15)
O juiz federal Sergio Moro em debate sobre a autonomia das instituições brasileiras na terça (15)

Um dos maiores mistérios que cercam a delação da Odebrecht, o sistema MyWebDay, que registra toda a contabilidade de propina da empresa e é considerado explosivo, começa a aparecer. Na quarta (23), o procurador Deltan Dallagnol informou ao juiz Sergio Moro que a empresa entregou cinco discos rígidos que conteriam cópia do material.

PRONTA ENTREGA
O conteúdo teria sido extraído por autoridades da Suíça em servidor da Odebrecht hospedado naquele país e repassado à empreiteira. A empresa entregou também, no dia 8 de agosto, segundo Dallagnol, cópia de dispositivos de acesso de usuários do sistema. Até então o material era tido como indevassável.

SÓ AGORA
Depois de instado pelo juiz Sergio Moro, que determinou comunicação imediata em caso de acesso ao arquivo-bomba, o Ministério Público Federal entregou o material. Os procuradores informaram ao magistrado que só recentemente receberam o seu conteúdo.

MUDO
Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), diz estar inconformada com a exploração feita em torno do fato de o nome dela ter sido encontrado na agenda de telefones do empresário de ônibus Jacob Barata, solto por ordem do magistrado. "Cadê as ligações telefônicas? Cadê? Quantas vezes ele me ligou? E eu para ele? Nenhuma. Não tenho e nunca tive o menor contato com ele!"

AGENDA
Ela afirma ainda que já teve o número de Rodrigo Janot em sua agenda de telefones. "Mas nunca liguei para ele pelo mesmo motivo: não temos a menor intimidade." O procurador-geral pediu a suspeição de Gilmar Mendes para julgar Barata alegando que os dois são próximos e têm relações familiares. A agenda do empresário seria um dos elementos de confirmação da hipótese.

-

OLHA O PASSARINHO
A SP-Arte/Foto abriu as portas para convidados na noite de quarta (23), no shopping JK Iguatemi. Passaram por lá a diretora da feira, Fernanda Feitosa, o empresário Carlos Jereissati Filho, os fotógrafos German Lorca, Mauricio Lima e Ana Quintella e a galerista Mônica Maia.

-

EM VOO
João Doria vai para Campina Grande, na Paraíba, na quinta (31). Na mesma data, embarca para Paris, onde participa de um fórum da fundação do economista Jacques Attali, próximo do presidente francês Emmanuel Macron.

À VENDA
A Prefeitura de São Paulo vai enviar para a Câmara Municipal entre hoje e segunda (28) o projeto de lei que autoriza a privatização do Complexo do Anhembi. O objetivo é vender, por meio de um leilão na Bolsa de Valores, todo o espaço, que é composto pelo sambódromo, o pavilhão de exposições e o palácio das convenções.

-

-

BAIXINHOS
A proibição de publicidade para crianças no Brasil pode trazer uma economia de cerca de R$ 76 milhões ao país em 15 anos. O dado faz parte de um estudo elaborado pela The Economist Intelligence Unit (unidade de pesquisa da publicação inglesa), com o apoio do Instituto Alana, que combate propaganda para crianças.

*

Segundo a pesquisa, esse valor viria, sobretudo, da diminuição de despesas com saúde gerada por uma população mais saudável, física e psicologicamente.

ESCURINHO
O presidente Michel Temer vai assinar um acordo de cooperação audiovisual com o governo chinês. O ato será um dos celebrados na visita de Estado em Pequim que Temer fará na semana que vem.

*

-

UMA QUINZENA
A Verve Galeria recebeu convidados para a abertura da exposição 15 Fotógrafos, na terça (22). A designer Gina Elimelek e a atriz Gabriela Duarte passaram por lá.

-

*

CURTO-CIRCUITO

O desembargador Fábio Prieto de Souza toma posse hoje como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral.

O espetáculo "Tchekhov é um Cogumelo" estreia hoje. Às 21h, no Sesc Consolação.

O escritório de advocacia Rayes & Fagundes recebe hoje o desembargador Roberto Nóbrega de Almeida Filho para um workshop.

Chico César faz show hoje, às 22h, na Casa Natura

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: