Folha de S. Paulo


Defesa de Lula quer ver e-mails do Ministério Público sobre arquivo-bomba da Odebrecht

Eduardo Anizelli/Folhapress
O ex-presidente lula realiza discurso para os participantes do ato. Manifestantes, centrais sindicais e movimentos sociais realizam ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra sua condenação
O ex-presidente Lula discursa em São Paulo

Os advogados de Lula estudam pedir acesso a toda a correspondência entre o Ministério Público Federal do Brasil e o órgão equivalente na Suíça que gire em torno do MyWebDay, arquivo-bomba da Odebrecht cujo conteúdo permanece, em parte, envolto em mistério.

FECHADO
O procurador Deltan Dallagnol disse há algumas semanas à Justiça que não conseguiu ter acesso direto ao arquivo já que autoridades da Suíça, onde ele ficava hospedado, não tinham entregue o material à Lava Jato.

ABERTO
Depois de provocado pelos defensores de Lula, que querem acessar o arquivo, o MP voltou à Odebrecht, que, nesta semana, entregou aos procuradores uma leva de documentos que integrariam o MyWebDay, como revelado nesta sexta (11) pela Folha.

EM PARTE
A empreiteira diz, no entanto, que as chaves do arquivo foram perdidas e que nem mesmo a Suiça conseguiu recuperar todo o conteúdo na sua integralidade.

MISTÉRIO
O dispositivo é considerado bombástico por conter toda a contabilidade das propinas que eram pagas pela empreiteira. Nele estariam nomes não apenas de políticos, mas também do Judiciário, de procuradorias, de tribunais de contas e até mesmo da diplomacia brasileira, que estariam até hoje preservados pelo mistério que cerca o arquivo.

DIGA AO POVO...
"Geraldo Alckmin não sairá do PSDB. Nem eu." Essa foi a declaração peremptória que João Doria deu à coluna em dezembro, já eleito e antes de assumir a prefeitura. "Mesma convicção. Mesma afirmação", repetiu ele ontem ao ser questionado sobre o tema.

...QUE FICO
Doria tem sido assediado pelo DEM e pelo PMDB para sair do PSDB e disputar a Presidência em 2018. O movimento desgasta o prefeito entre os tucanos, em especial os aliados de Geraldo Alckmin.

-

Nana Moraes
Luciana Gimenez

AQUELA NOITE
A apresentadora Luciana Gimenez estava com pressa quando posou para a foto ao lado, em 1998, com o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi. Em seguida ela embarcaria para uma festa no Rio, onde conheceu Mick Jagger, pai de seu primeiro filho.

*

A história faz parte de "A Beleza da Vida", biografia de Biaggi, assinada pelo jornalista João Batista Jr. A obra chega às livrarias neste sábado (12).

-

PIPOCA
A Spcine, agência paulistana de fomento ao cinema, escolheu os projetos de filmes de longa-metragem que receberão até R$ 800 mil em recursos para produção. A seleção foi feita na quarta (9) por uma comissão formada por especialistas do setor. Entre os ganhadores estão André Klotzel, Ugo Giorgetti, Matias Mariani, Heitor Dhalia. O resultado será publicado no Diário Oficial na segunda (14).

PÚBLICO
E o Circuito Spcine, rede de salas de cinema da prefeitura com entradas gratuitas, chegou a 592 mil espectadores e 11,7 mil sessões até a terça-feira (8). Na segunda quinzena de agosto, as salas exibirão os filmes que concorrem ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro este ano.

OCA
O Itaú Cultural recebe este ano uma mostra sobre a arte do povo indígena Huni Kuin (ou Kaxinawá). A curadoria será uma parceria entre lideranças da etnia, o artista Ernesto Neto e a editora Anna Dantes. Alguns dos artistas virão do Acre para a montagem.

-

EM CONSTRUÇÃO
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o prefeito João Doria foram ao lançamento de um livro do escritório de arquitetura Athié Wohnrath, na quinta (10), que tem como um de seus sócios Sérgio Athié. O senador Cássio Cunha Lima e os empresários Luiz Fernando Furlan, Antonio Setin e Alexandre Costa também passaram pelo evento, na Casa Fasano.

-

CURTO-CIRCUITO

Os livros "A Retornada" e "Como se Fosse a Casa" são lançados neste sábado (12). Às 16h, na Tapera Taperá.

O musical "Cantando na Chuva" estreia neste sábado. No Teatro Santander, às 20h.

A edição de inverno da Feira Viva acontece neste sábado, no Parque da Água Branca, a partir das 10h.

Tatiane Silva Hofstadler lança a mostra Quintessência. Neste sábado, na Hebraica.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO FÁVERO e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: