Folha de S. Paulo


Gays querem preços mais caros para mulheres em casas noturnas

Os editores do Guia Gay, distribuído em 7 capitais, foram ao Procon-SP para questionar a decisão que proibiu festas e casas noturnas de cobrarem preços diferentes de homens e mulheres. Os lugares cobram caro delas justamente para deixar as festas com mais homens. "Daqui a pouco vão obrigar a entrada de mulher em sauna gay", diz Welton Trindade, responsável pelo guia.

SÓ PARA MOÇAS
Ele diz que a diferenciação de preços em eventos LGBTs é comum. Em festas lésbicas, o preço mais alto para homens evita clientes que "têm fetiches", diz Trindade.

QUESTÃO DE JUSTIÇA
O Procon-SP endureceu a fiscalização depois que a Justiça determinou que os preços sejam iguais. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) entrou com ação civil pública questionando decisão.

ELES PODEM
A entidade diz que há excesso de intervenção do estado em uma atividade empresarial. "Homens ganham mais e a média de idade deles é mais alta na noite. A diferença não é discriminativa", disse Percival Maricato, presidente da entidade.

-

FESTA QUE SEGUE
A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) chegou a seu terceiro dia nesta sexta (28). Os juristas José Renato Nalini, Celso Lafer e Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que participam do livro "Grandes Crimes", estiveram no lançamento da obra, na Casa Folha. Paulo Lourenço, cônsul de Portugal em São Paulo, e a tradutora Alison Entrekin compareceram à mesa "Que o Mar Unisse, já não Separasse", na Casa da Cultura. Os escritores Djaimilia Pereira de Almeida e Kalaf Epalanga passaram pela festa da Companhia das Letras, na quarta (27), no Bendita's.

-

SANGUE NOVO
O Acredito, movimento que se iniciou com estudantes brasileiros no exterior, divulga neste sábado (29) manifesto pela web, com integrantes conectados em dez Estados. Eles pretendem lançar 30 candidatos a deputado federal.

CÂMERA
A Oca receberá, em setembro, exposição do diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro, famoso por seu trabalho no filme "Apocalypse Now" (1979). Ele virá a SP para a abertura da mostra.

APOSTA
O investidor Charles Martins adquiriu 50% da agência de gestão de celebridades ACT10N, que tem Marcus Buaiz entre os sócios.

-

NO ESCURINHO
O 12º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo começou na quarta (26) com a exibição de "Corpo Elétrico", de Marcelo Caetano. Compareceram à sessão, no Memorial da América Latina, os cineastas Anna Muylaert, Cristiano Burlan e Jurandir Müller. O cantor Chico César também passou por lá com a mulher, a atriz Bárbara Santos.

-

NA BAGAGEM
A plateia que foi à Casa Folha, na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), para ver a palestra de Antonio Cláudio Mariz de Oliveira caiu na risada quando o advogado disse que falaria sobre um "crime da mala". O caso em questão era um assassinato que ele descreve no livro "Grandes Crimes", do selo Três Estrelas, do Grupo Folha, do qual é coautor. Os presentes se lembraram da mala com dinheiro que o deputado Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer, recebeu da JBS. Mariz advoga para o presidente.

EU, HEIN?
"Aqui não tem nenhuma mala", apressou-se em dizer o criminalista, aos risos.

MUDANÇAS
O fotógrafo Dom João de Orleans e Bragança não fez na Flip deste ano o tradicional almoço com autores e editores em sua casa, em Paraty. O príncipe viajou a Singapura por causa do nascimento de um neto.

ME MORDO DE CIÚMES
O humorista Gregório Duvivier, colunista da Folha, mandou uma mensagem para a escritora espanhola Pilar del Río reclamando de seu pedido de casamento para o ator Lázaro Ramos na Flip. "Temos um relacionamento antigo e não sabia que era aberto", brincou. Ouviu como resposta que ele não tinha do que reclamar, pois também é comprometido.

CURTO-CIRCUITO

A Caixa Cultural abre neste sábado (29) a exposição "Além do Visível, Aquém do Intangível", de Fábio Magalhães. Às 11h.

O movimento Quero um Brasil Ético fará um ato neste domingo (30) em defesa da Lava Jato. Às 10h, na avenida Paulista.

Os bailarinos Thiago Soares e Amanda Gomes apresentam neste sábado (29) a coreografia "Giselle". Às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso.

A mostra "Subtle - Sutilezas em Papel" começa neste sábado (29), às 10h, na Japan House.


com BRUNA NARCIZO, BRUNO FÁVERO e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: