Folha de S. Paulo


Ministros do STF consideram remota chance de liminar garantir candidatura de Lula

A possibilidade de Lula conseguir uma liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) que permita a ele concorrer à Presidência da República mesmo se condenado em segunda instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) é considerada remota entre magistrados da corte.

EXTRA
O ministro Marco Aurélio Mello diz que a Lei da Ficha Limpa foi clara ao prever a inelegibilidade depois da condenação em segunda instância. E que, por esse ser um efeito "extrapenal", e não de "execução da pena", não caberia a discussão.

PONTO FINAL
Outro ministro lembra que, provocado por ações da OAB, o Supremo pacificou a questão em 2012, dizendo que a lei é constitucional e que pode ser aplicada. Antes disso, candidatos conseguiram liminares da corte para concorrer mesmo depois de condenados.

O NOVO
Já ministros de outro tribunal ao qual Lula pode recorrer, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), lembram que a corte tem permitido que condenados em segunda instância por improbidade administrativa concorram. O caso de Lula, no entanto, seria novo, pois não se trata de ação administrativa,e sim penal.

TABELA
O governo fez e refez contas e concluiu que teria hoje 262 votos para barrar a denúncia contra Michel Temer na Câmara dos Deputados. Mas não conseguiria colocar no plenário 342 parlamentares, número necessário para iniciar a votação.

PARA SEMPRE
"Talvez não dê para votar nunca. Esse processo vai ficar enterrado na Câmara, para as calendas", diz o deputado Beto Mansur (PRB-SP), responsável pelos cálculos.

LÁPIS
Outros 80 parlamentares, nas contas dele, estariam indecisos. O restante vota pela derrubada do presidente.

-

OLHA A CHUVA!
Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia posam como Don e Lina, seus personagens no musical "Cantando na Chuva". Versão do filme americano homônimo, o espetáculo estreia em agosto, no Teatro Santander, em SP.

*

O casal de atores mostrou, em ensaio no hotel Emiliano, parte do figurino que será visto no palco. Onde, aliás, vai chover: um sistema de origem britânica bombeará 5.000 l de água, aquecida a uma temperatura de 29°, e fará sua reutilização.

-

ROUPA SUJA
O gabinete de Michel Temer vai contratar um serviço de lavanderia por R$ 25 mil pelo prazo de um ano. A empresa que vencer a licitação terá que manter limpas roupas usadas pelas equipes de segurança da Presidência da República. São peças destinadas, por exemplo, a treinamentos que envolvem simulação de tiro com balas de tinta, além de quimonos usados em aulas de defesa pessoal.

AMÉRICA
O MoMA, de Nova York, acaba de incluir em sua coleção 35 fotografias de Miguel Rio Branco, espanhol radicado no Brasil. É a primeira aquisição de suas obras pelo museu. A série, em preto e branco, retrata cenas do subúrbio de Nova York nos anos 1970 -o artista viveu por dois anos na cidade, dividindo apartamento com Hélio Oiticica. Rio Branco também tem exposição individual em cartaz até outubro no Masp.

CINTURA
Bruno Covas anda empenhado no seu processo de emagrecimento. Se antes o vice-prefeito de SP creditava os quilos a menos ao ritmo intenso de trabalho e à reeducação alimentar, agora ele também tem feito exercícios na companhia de um personal trainer todos os dias às 5h, na academia de seu prédio.

FRONTEIRAS
Pela primeira vez o Cidade Linda, projeto da Prefeitura de São Paulo, será feito em conjunto com outra cidade. O mutirão, que ocorre neste sábado (15), na região do bairro do Ipiranga, também beneficiará uma área de São Bernardo do Campo.

-

DOUTRINA
Com direção de Clarice Niskier e André Acioli, a peça "A Cabala do Dinheiro" teve pré-estreia na quarta (12), no Teatro Eva Herz. A adaptação do livro homônimo do rabino Nilton Bonder conta com os atores Letícia Tomazella e Marcos Reis no elenco. As atrizes Clara Carvalho e Tuna Dwek estiveram na sessão.

-

CURTO-CIRCUITO

O consulado da França em São Paulo festeja nesta sexta-feira (14) a Queda da Bastilha. Às 19h30, no Jardim Europa.

A peça "Perdão Cavalo Preguiça" estreia nesta sexta, às 21h, no Teatro Centro da Terra.

A ONG Ampara Animal abre nesta sexta a exposição "Sempre ao Seu Lado", no shopping Frei Caneca, às 10h.

A Banda Mirim se apresenta no sábado (15), às 18h, no Sesc Vila Mariana.


com JOELMIR TAVARES, BRUNA NARCIZO e BRUNO FÁVERO; colaborou JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: