Folha de S. Paulo


Procuradores creem que Temer não escolherá 1º de lista para suceder Janot

José Cruz/Agência Brasil
Brasília 05.10.2016- O presidente Michel Temer e o ministro do STF, Rodrigo Janot participam de sessao comemorativa ao 28º aniversario da Constituicao Federal do Brasil (Jose Cruz/Agencia Brasil) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O presidente Michel Temer e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot

A possibilidade de Michel Temer nomear o segundo e até o terceiro colocado na eleição interna do Ministério Público Federal para o comando do órgão já é considerada provável por integrantes da carreira. A opção quebraria tradição inaugurada há 14 anos, no governo Lula, de indicação do mais votado para o cargo.

LEGÍTIMO
A categoria, no entanto, não deve reagir. "A nós cabe escolher uma lista tríplice com nomes que tenham capacidade, conhecimento, estofo e liderança. E entregar ao presidente da República para que ele faça a sua escolha", diz José Roberto Robalinho Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República. Ele afirma que a "participação do poder executivo dá legitimação maior ao cargo".

PESO PESADO
Robalinho acredita, no entanto, que a votação de cada candidato ao comando da PGR vai pesar na escolha. "Ou entregaríamos ao Presidente da República uma lista em ordem alfabética."

RACHA
A Lava Jato causa fissuras no alto escalão da advocacia. No jantar em desagravo que oferecerão aos advogados de Lula, no domingo, juristas e defensores devem se manifestar contra o criminalista René Ariel Dotti, um dos mais conhecidos do país. No interrogatório de Lula ao juiz Sergio Moro, ele, que é assistente de acusação da Petrobras, chegou a gritar com defensores do petista, exigindo respeito ao magistrado.

RISCO PESSOAL
Depois disso Dotti recebeu cartas de advogados manifestando "decepção". "Eu achei é que a audiência estava sendo interrompida sistematicamente pelo advogado [de Lula]", diz Dotti. "Eu advoguei muito no tempo da Justiça Militar, quando havia não apenas cerceamento de defesa mas risco pessoal. Fiz requerimentos, entrei contra militares por abuso de poder. Mas nunca procurei interromper audiência."

Stella Carvalho/Divulgação
O ator Petrônio Gontijo,48,interpreta o pastor evangélico Edir Macedono filme
O ator Petrônio Gontijo,48

O BISPO
O ator Petrônio Gontijo, 48, interpreta o pastor evangélico Edir Macedo no filme "Nada a Perder", dirigido por Alexandre Avancini.

O longa será uma cine biografia do criador da Igreja Universal e dono da Rede Record. O elenco tem ainda Dalton Vigh, André Gonçalves e Beth Goulart. O lançamento está previsto para o primeiro semetre do ano que vem.

RETORNO PROIBIDO
O secretário municipal de Transportes de SP, Sérgio Avelleda, afirmou que não pretende rever o aumento de velocidade das marginais, mesmo com dados preliminares sugerindo o aumento de acidentes nas vias. "O importante é analisar as causas das fatalidades e não há nada sugerindo que aqueles que aconteceram foram efeito da velocidade maior."

I DON'T SPEAK ENGLISH
O presidente da Câmara dos Vereadores de SP, Milton Leite (DEM), que está substituindo João Doria (PSDB) na prefeitura, vetou na segunda (15) projeto de lei que obrigaria a colocação de placas em inglês nas vias estruturais da cidade. A justificativa é que sinalizações são reguladas pelo Código de Trânsito Brasileiro e não pela Câmara.

DATA VENIA
Dos 27 ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho), 19 são contra os acordos feitos entre patrões e empregos terem prevalência sobre a legislação em negociações trabalhistas, como ficou fixado na reforma trabalhista aprovada pela Câmara. E 23 deles são contra a terceirização da atividade-fim das empresas. Os dados são de pesquisa feita pelo Anuário da Justiça Brasil (editora Conjur), que será lançado em maio.

FURACÃO MUSICAL
O tsunami da crise, que ameaça orquestras como a OSB e a Jazz Sinfônica de SP, arrasta organizações de outras localidades. A prefeitura de Poços de Caldas (MG) cortou subsídio de R$ 54 mil mensais para a orquestra da cidade, responsável pela tradicional Sinfonia das Águas. A organização já tinha garantido patrocínio de R$ 160 mil para o próximo show
–que será devolvido já que o grupo parou de funcionar.

EM TRANSFORMAÇÃO
O musical "Lili Marlene", dirigido e estrelado pelo estilista Fause Haten, estreou na terça (16), no Teatro Eva Herz. Os atores Lucas Abdo, Ana Lúcia Torre e Fabiano Augusto estiveram na plateia. As drag queens Sissi Girl e Dindry Buck também assistiram ao espetáculo.

CURTO-CIRCUITO

A advogada Maria Luiza Gorga, lança nesta quinta-feira (18) seu livro sobre direito médico preventivo na Livraria da Vila da Alameda Lorena. Às 19h.

A mostra Wanda Pimentel: Envolvimentos tem abertura nesta quinta no Masp. Às 20h.

O diretor Luiz Fernando Carvalho dá aula magna nesta quinta, às 15h30, na ECA/USP.

A revista "AzMina" está buscando financiamento coletivo para uma série de doze reportagens sobre a vida da mulher brasileira.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: