Folha de S. Paulo


Corte Interamericana abre julgamento de caso Herzog na próxima semana

Elvira Alegre - 25.out.1975
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 26-10-1975: O jornalista e escritor Audalio Dantas chora ao lado do caixão do jornalista Vladimir Herzog, no velório do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Herzog foi encontrado morto em uma cela do DOI-Codi, em 25 de outubro de 1975. (Foto: Elvira Alegre) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
O jornalista e escritor Audalio Dantas chora ao lado do caixão do jornalista Vladimir Herzog

A Corte Interamericana de Direitos Humanos abre, na próxima semana, o julgamento do Brasil no caso Vladimir Herzog. O presidente Michel Temer nomeou o advogado Alberto Toron como perito para justificar a posição do Estado brasileiro, que diz ser inviável a reabertura do caso.

CICATRIZ
De acordo com essa posição, as leis brasileiras de anistia, julgada constitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e de prescrição impediriam uma nova investigação em busca dos responsáveis pela tortura e morte do jornalista, em 1975, nas dependências do Exército.

PRESENTE
Clarice Herzog, viúva do jornalista e mãe de seus dois filhos, representará a família, que pediu a responsabilização internacional do país pela impunidade da morte.

PACOTE
E Toron, que já advogava para Dilma Rousseff no caso em que ela é acusada de obstrução de Justiça ao nomear Lula ministro, assumiu nesta terça (16) a defesa da petista no caso em que é acusada de avisar o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura de que seriam presos na Operação Lava Jato.

PONTO E VÍRGULA
O casal, na delação premiada, não coincide no relato de como foi avisado de que seria preso. Mônica diz que Dilma, além de enviar e-mail cifrado, telefonou a Santana na noite do "dia 20 ou 21 de fevereiro (eles foram presos no dia 23)". Segundo ela, "fomos avisados que foi visto um mandado de prisão assinado contra a gente".

VI NA TV
Já Santana diz que, depois do e-mail de Dilma, "deduziu" que "já havia uma medida cautelar" tomada contra o casal. Afirma, no entanto, que "nunca veio um alerta de ninguém do governo dizendo 'olha, saiu o decreto'. Não. Nós soubemos pelas notícias, eu soube na madrugada, vi pelas câmeras".

J.R. Duran/Divulgação
NOVA HISTÓRIA A atriz Lucy Alves é uma das estrelas da 9ª edição da Rev. Nacional,do fotógrafo J.R. Duran, que será lançada nesta quarta (17), no bar Riviera, em SP
A atriz Lucy Alves

NOVA HISTÓRIA
A atriz e cantora Lucy Alves é uma das estrelas da 9ª edição da Rev. Nacional, do fotógrafo J.R. Duran, que será lançada nesta quarta (17), em São Paulo

VAGA FECHADA
O Ministério Público de SP entrou com uma ação pedindo a suspensão de editais do Tribunal de Justiça de SP para contratação de 206 psicólogos e assistentes sociais. O órgão alega que eles não preveem cota de 20% para negros, obrigatória em todo concurso do Judiciário com mais de três vagas. O TJ-SP afirma que os dois editais contemplam um total de 56 concursos. E que parte significativa tem três vagas ou menos.

TUDO SOBRE
O Museu da Diversidade Sexual, em SP, fez parceria com o maior acervo LGBT do mundo, o One Archives, da Universidade do Sul da Califórnia, para trocarem documentos, ampliando o acervo das duas instituições. O primeiro material que estará disponível ao público é uma coleção completa da revista "One", que circulou nos EUA nos anos 1950 e 1960.

COM OS HERMANOS
Em cartaz em SP com o monólogo "Antígona", Andrea Beltrão acaba de voltar de Florianópolis, onde gravou o filme "Sueño Florianópolis" em que contracena com Marco Ricca. O drama se passa nos anos 1990 e fala sobre uma família argentina que vai de Buenos Aires para Florianópolis nas férias. O longa é uma coprodução entre as produtoras Prodigo e Groch, do Brasil, e a Campo Cine, da Argentina.

DANDO A VOZ
As cantoras Karina Buhr e Denise Assunção, a atriz Georgette Fadel e a apresentadora Roberta Estrela D'Alva vão participar de um experimento cênico no Sesc Pompeia em junho. Chamada de "Muda, mas Não Calada", a apresentação terá a exibição dos dois dos primeiros filmes feministas da história: "Os Resultados do Feminismo", de 1906, e "A Sorridente Madame Beudet", de 1923, com os quais as artistas vão interagir.

EM NOME DA ARTE
A Associação Paulista de Críticos de Artes entregou na segunda (15) seu prêmio aos melhores nas artes. A cantora Céu se apresentou na cerimônia, no Theatro Municipal de SP. Atrizes como Natallia Rodrigues anunciaram as nomeações. O dramaturgo Ivam Cabral recebeu o prêmio especial da noite. Também participaram do evento o empresário Alberto Hiar e sua mulher, Valéria Hiar, o estilista Ronaldo Fraga e a bailarina Marilena Ansaldi.

CURTO-CIRCUITO

A Cavalera lança nesta quarta-feira (17) coleção feita em parceria com o coletivo C.U.P.I.N.S. Às 19h, na loja da Oscar Freire.

Os artistas Camila Sposati e Pontogor se apresentam na mostra de Yoko Ono no Tomie Ohtake. Nesta quarta, às 18h.

A hidrelétrica de Furnas recebe nesta quarta prêmio do Comitê Brasileiro de Barragens.

O Tatá Sushi faz nesta quarta jantar harmonizado com saquê.

A peça 'As Cerejas' reestreia nesta quarta no Parlapatões. Às 21h.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: