Folha de S. Paulo


STF pode evitar que Lula seja preso depois de condenação em 2ª instância

Bruno Santos/ Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode evitar que Lula, ainda que condenado pelo juiz Sergio Moro e depois pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), seja preso de imediato. A maioria da corte tende a seguir a tese de que a regra hoje permite a reclusão depois que a sentença de um magistrado é confirmada por um tribunal de segunda instância. Mas não obriga que isso seja feito.

PALAVRA FINAL
Diante da comoção que uma prisão de Lula poderia causar, ainda mais às vésperas ou mesmo em ano eleitoral, o STF, na opinião de alguns de seus integrantes, optaria por garantir que ele espere em liberdade até que eventual sentença condenatória seja confirmada pelos tribunais superiores de Brasília, em última instância.

EM CASA
Apesar da permissão para prisão depois de julgamento na segunda instância, magistrados do STF já têm decidido no sentido de permitir que as pessoas respondam em liberdade até o julgamento de seus processos em terceira instância. Pelo menos cinco ministros tenderiam a adotar essa conduta: Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

EM CASA 2
Já a possibilidade de Lula escapar da Lei da Ficha Limpa com base em liminar do STF, como imaginam setores do PT, é considerada remota. Por ela, se condenado em segunda instância, o ex-presidente não poderá ser candidato em 2018.

PEDRA NO CAMINHO
Advogados vão tentar convencer nesta segunda (15) o ex-ministro Antonio Palocci a não retirar o habeas corpus em que pede ao STF para ser libertado. A iniciativa enfraqueceria a posição dele para negociar delação premiada com o Ministério Público Federal.

SIMPLIFICA
O primeiro prato que Fabrizio Fasano, 56, ensinou em seu site "Receita na Mesa" foi uma polenta com javali e funghi fresco criada por um chef do grupo Fasano, do qual Fabrizio é herdeiro. Teve zero repercussão.

"Aprendi que na internet as pessoas querem o prático e o básico", diz o apresentador, que hoje tem mais de 2 milhões de visualizações em seu canal.

Prestes a começar a terceira temporada do programa "Bake Off" (SBT), da qual é o jurado, ele continua a todo vapor em seu site. Mas aprendeu a descomplica. "Depois, em vez de colocar 'risotto milanese', botei risoto de açafrão. Bombou."

ALÍVIO
A Cinemateca, que corria do risco de ficar com metade dos técnicos a partir do novo contrato com a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), ganhou um respiro. A organização social iria assumir a gestão da Cinemateca em abril, mas agora está esperando homologação do Ministério do Planejamento, que não tem prazo para sair.

ALÍVIO 2
Com o atual contrato de prestação de serviços, em que os funcionários custam mais barato para entidade, a Cinemateca vai conseguir inclusive ter um reforço de pessoal. A instituição também conseguiu R$ 10 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual para um projeto de preservação de dois anos.

TEMPO CONTADO
O Empreenda Fácil, programa da Prefeitura de SP para reduzir a burocracia na abertura de empresas, recebeu 3.367 solicitações desde sua estreia, na segunda (8). A primeira, de uma companhia de informática, foi concluída em três dias, segundo a secretaria de Inovação e Tecnologia.

CHORAR DE RIR
O ator Leandro Hassum interpretará um humorista em seu próximo filme, a comédia "Chorar de Rir", cujas gravações começaram no fim de abril. Na trama, seu personagem decide mudar a carreira e se dedicar ao drama, encenando uma peça de Shakespeare.

DUAS DÉCADAS
Os cantores Milton Nascimento e Marcelo Falcão participaram da gravação do DVD de 20 anos da banda Jota Quest, na quinta (11), no Estúdio Quanta. O vocalista Rogério Flausino, o baixista Pj e os outros membros do grupo receberam os convidados. Também foram ao evento o canto Thiaguinho e o compositor Kiko Zambianchi.

CURTO-CIRCUITO

O Esporte Clube Pinheiros faz nesta segunda (15) cerimônia de posse do novo presidente, Roberto Cappellano, e do vice-presidente, Marciano Araujo Netto. Às 20h.

A mostra Yes! Nós Temos Bíquini, com curadoria de Lilian Pacce, tem abertura nesta segunda (15), às 19h, no CCBB-RJ.

A Conectas, a Abraji, a Transparência Brasil, e o Artigo 19 oferecem nesta segunda (15) seminário sobre a Lei de Acesso à Informação. Às 19h, no auditório da FGV Direito.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: