Folha de S. Paulo


Fachin sinaliza a Gilmar que não apoiará impedimento em caso Eike

Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), enviou na terça (9) ao ministro Gilmar Mendes decisão em que negou pedido de suspeição feito por Lula em um processo. O caso tem semelhança com o que é patrocinado contra Mendes pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

SINAIS
A iniciativa amistosa de Fachin, que enviou o despacho com um cartão pessoal ao gabinete de Mendes, foi lida como sinal de que, apesar de eventuais divergências com o colega, ele não apoiaria o pedido de Janot. O procurador-geral quer que o STF impeça Mendes de atuar em processos envolvendo Eike Batista porque a mulher do ministro trabalha num escritório que representa o empresário em causas cíveis.

PRIMEIRO PASSO
Na decisão que enviou a Mendes, Fachin explica que já chegou a fundamentar decisões de suspeição tomando como fundamento o novo Código de Processo Civil –o que Janot defende que seja feito no caso de Mendes.

SEGUNDO PASSO
Fachin, no entanto, mudou o entendimento já que outro código, o de Processo Penal, regula "expressamente" os impedimentos. Por essas regras, Mendes só estaria impedido se o escritório em que a mulher dele trabalha tivesse patrocinado a causa que ele julgou, o que não ocorreu.

AMPULHETA
Jair Bolsonaro (PSC-RJ) cronometrou conversa que teve com Sergio Moro há algumas semanas. O juiz ligou para ele para explicar que não o reconheceu no aeroporto de Brasília, num encontro casual que os dois tiveram, no fim de março. O deputado tentou cumprimentá-lo mas o magistrado se desviou.

SEGREDO NOSSO
"Tive a satisfação de receber a ligação do juiz Moro. Mas o teor da conversa, ninguém sabe. Não contei para ninguém", diz Bolsonaro.

CAIXA ACÚSTICA
Os cantores Tom Zé, Emicida, Tulipa Ruiz e Paula Lima participaram da inauguração da Casa Natura Musical, na terça (9). O produtor Carlos Eduardo de Miranda e o músico Felipe Cordeiro também passaram por lá.

FIM DE OBRA
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), sancionou na quarta (10) o novo código de obras da cidade, que havia sido aprovado pela Câmara ainda na gestão Fernando Haddad (PT), mas acabou suspenso pela Justiça na época a pedido de vereadores do PSDB, PSD e PV. Em essência, a lei simplifica o processo para aprovação de novos projetos.

PUXADINHO
Outra novidade é que o texto isenta templos religiosos de pagar taxas para emissão de certificados e alvarás. A coluna apurou com secretários de Doria que a benesse foi mantida por pressão da bancada evangélica da Câmara dos Vereadores.

POR TRÁS DA TOGA
A Companhia das Letras vai lançar dois livros sobre os bastidores do STF (Supremo Tribunal Federal), ambos do jornalista Felipe Recondo. O primeiro, "Tanques e Togas", vai falar sobre o clima de tensão na corte às vésperas do Ato Institucional n° 5, na ditadura militar. O segundo contará detalhes sobre o tribunal nos dias de hoje.

NOS TRINTA
Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock, integrantes dos Racionais Mcs, participarão de uma conversa no Red Bull Station no dia 5 de junho sobre as três décadas de carreira do grupo.

CONTRA O FRIO
A apresentadora Ana Maria Braga será a madrinha deste ano da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha de São Paulo, que começa neste mês. Com o slogan "Aqueça São Paulo", a iniciativa tem como meta arrecadar 10 toneladas de roupas e cobertores para atender 7.000 pessoas.

SERES URBANOS
O espetáculo "Cavalos", dirigido por Lucienne Guedes, teve estreia na terça (9), no Centro Cultural São Paulo. A atriz Luisa Renaux faz parte do elenco. Inspirada no livro "Eles Eram Muitos Cavalos", de Luiz Ruffato, a peça fala sobre a relação entre as pessoas na cidade. Os atores Fabrício Pietro e Ian Felog estiveram na plateia.

CURTO-CIRCUITO

A Realejo Livros faz bate-papo com Xico Sá, Matthew Shirts e Juca Kfouri. Nesta quinta-feira (11), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O Instituto de Relações Governamentais promove nesta quinta palestra do embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, no auditório da ESPM. Às 18h.

O HCor faz almoço nesta quinta em prol das crianças cardiopatas. No Clube Atlético Monte Líbano, a partir das 12h30.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: