Folha de S. Paulo


STJ decide onde ações contra nomeação de Lula serão julgadas

Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 17.03.2016. A presidente Dilma Rousseff dá posse ao ex-presidente Lula no cargo de ministro-cehfe da Casa Civil durante cerimônia no Palácio do Planalto. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
A presidente Dilma Rousseff dá posse ao ex-presidente Lula em 2016

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) analisa nesta quarta-feira (10) em qual Estado serão julgadas as ações populares que foram apresentadas no ano passado contra a nomeação de Lula como ministro, pela então presidente Dilma Rousseff.

QUEIMOU
No último cálculo da AGU (Advocacia Geral da União), pelo menos 112 ações estão espalhadas por todo o país. O Ministério Público Federal defende que a competência para julgá-las é a 22ª Vara Federal do Distrito Federal, por ter recebido a primeira delas, em março de 2016.

PRIMEIRA VEZ
E o STJ decidiu que uma cabeleireira que é transexual poderia não apenas usar prenome de mulher como também mudar, nos documentos, o sexo, de masculino para feminino. A novidade é que ela ganhou o direito sem precisar fazer cirurgia, como era exigido até então. O relator do caso, Luis Salomão, afirmou que a jurisprudência da corte deveria avançar nesse caminho.

ESCOVA
A cabeleireira, que é casada e mora em Paris, apresentou à Justiça laudo afirmando que desde jovem foi diagnosticada como portadora de transtorno de identidade de gênero.

MALA E CUIA
A bancada de senadores do PT desembarca hoje em Curitiba para "prestar solidariedade a Lula", segundo Jorge Viana (PT-AC).

EM CASA
E familiares de Lula se mobilizaram para também viajar ao Paraná. Mas a orientação foi para que abortassem a ideia, evitando exposição.

RELÓGIO
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, demorou 12 dias para apresentar pedido de suspeição contra o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no caso de Eike Batista. O regimento interno do tribunal diz que a iniciativa deve ser feita em "até cinco dias".

A GALOPE
O Grande Prêmio SP de turfe aconteceu no domingo (7) com as presenças da senadora Marta Suplicy e do empresário Benjamin Steinbruch. O cavaleiro Doda Miranda, acompanhado da modelo Denize Severo, e a advogada Marly Lamarca estiveram no Jockey Club. Alessandro Arcangeli, vice-presidente da instituição, acompanhado da mulher, Luciana, e a pianista Juliana D'Agostini também passaram por lá.

NÃO É BRINQUEDO
Após ferir uma resolução federal sobre propaganda para menores, a rede Ri Happy de lojas de brinquedos firmou um acordo com o Ministério Público e vai destinar R$ 100 mil ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A empresa foi notificada no final de 2015 pelo Instituto Alana por instalar uma caixa de presente gigante no parque Villa Lobos, em São Paulo. Após mais de um ano de negociações, o Conselho Superior do Ministério Público aprovou neste mês o acordo.

DE CARA NOVA
A Oca, no parque Ibirapuera, está recebendo diversos reparos feitos pelo Instituto Itaú Cultural, em troca do uso do espaço para a mostra de 30 anos da entidade, que abre dia 25. Estão sendo reformados os banheiros, que estavam bem deteriorados, a parte externa, que precisava de impermeabilização, e foram instalados alarmes e dispositivos para controle de umidade e temperatura. A dificuldade de atingir as condições ideias para exibição de obras de arte costumava ser um entrave para exposições no local.

A VIDA É BELA
A apresentadora Bela Gil fechou com a GNT uma segunda temporada de seu programa Vida + Bela, um misto de programa de cozinha e reality show de sua rotina. A atração, que é semanal, será gravada e exibida ainda neste ano pelo canal.

MEU VÍCIO É VOCÊ
Alcione vai homenagear Cauby Peixoto com um show no dia 15, data em que a morte do cantor completa exatamente um ano. Ela vai cantar no Bar Brahma do centro de SP, onde Cauby tinha um show semanal. Sérgio Reis e Simoninha também devem fazer um tributo ao cantor no local nos próximos meses.

NOITE ESTRELADA
O guia de restaurantes Michelin de São Paulo e do Rio foi lançado em jantar na segunda (8) com chefs como Alex Atala e Erick Jacquin, que estava acompanhado da mulher, Rosangela. A apresentadora Ana Paula Padrão e o diretor da publicação, Michel Ellis, também estiveram no evento, no Hotel Unique.

CURTO-CIRCUITO

Marina Lima participa nesta quarta-feira (10) do programa Notas Contemporâneas no MIS. Às 20h.

A Pinacoteca faz nesta quarta uma visita guiada à exposição "Imagens para uma Nação" para seus patronos.

O livro "Comendo Londres", de Daniel Buarque, tem lançamento nesta quarta às 18h no Deep Bar.

O curso Storytelling: segredo do sucesso começa nesta quarta na Casa do Saber. Às 20h.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: