Folha de S. Paulo


Doria abre consulta a empresas para concessão do Ibirapuera e outros 13 parques

Fernando Donasci - 16.jan.2014/Folhapress
Sao Paulo, 16.01.2014 - Vista aerea do parque do Ibirapuera na zona sul de SP. Foto: Fernando Donasci/Folhapress***EXCLUSIVO****
Vista aérea do parque do Ibirapuera

A Prefeitura de São Paulo lança nesta terça-feira (9) um chamamento público para receber propostas de empresas interessadas na concessão de 14 parques da cidade, incluindo o do Ibirapuera, o da Luz e o Trianon.

TEMPERATURA
O procedimento é uma espécie de termômetro para a gestão medir o interesse do mercado nos equipamentos. As empresas sinalizam em que condições estão dispostas a assumir o controle de cada parque e, com essas informações, a prefeitura decide o formato de edital que usará na concessão.

NO COMEÇO
Até agora, umas das poucas definições da gestão é a de que os parques serão oferecidos em pacotes, combinando os mais atrativos, como o Ibirapuera, com os de menor interesse econômico.

NO FUTURO
O resultado dos editais desses 14 primeiros equipamentos deve influenciar a concessão dos outros 93 parques públicos que o prefeito João Doria (PSDB) afirmou que entregará à gestão privada até o fim deste ano.

UNIDOS
Mais de 40 entidades lançam nesta terça (9) uma frente de resistência contra a influência da bancada ruralista em temas relacionados a indígenas e trabalhadores rurais. O grupo reúne entidades de diversas áreas, como a Conectas Direitos Humanos, o Greenpeace, a WWF, a SOS Mata Atlântica, o MST (Movimento dos Sem Terra) e a União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

UNIDOS 2
A ideia é atuar contra "medidas que violam direitos humanos e colocam em risco a proteção do meio ambiente", segundo a carta pública em que será anunciada a criação da frente. Eles citam como medidas de "retrocesso" o enfraquecimento do licenciamento ambiental, a anulação dos direitos indígenas e de seus territórios, a redução de Unidades de Conservação e a mudança nas regras trabalhistas para o campo, entre outras.

RETRATOS PESSOAIS
A peça "Pessoas Brutas" teve estreia na sexta-feira (5), no Espaço Satyros. Estão no elenco do espetáculo os atores Ivam Cabral, Robson Catalunha, Julia Bobrow e Lorena Garido.

ÁGUAS PASSADAS
O ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP) será julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (9), sob acusação de lavagem de dinheiro no caso Águas Espraiadas.

NA RESERVA
Sérgio De Nadai criou um grupo no Whatsapp com outros empresários para apoiar a candidatura do prefeito João Doria à Presidência em 2018. O grupo, que atingiu o limite de 256 participantes, tem até um logo. "O meu candidato é o Geraldo Alckmin! Mas acho que o João pode ser um bom jogador no banco de reserva, que pode substituí-lo se necessário", afirma o empresário, que é um dos melhores amigos de Doria.

VÁCUO DE PODER
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de SP completa na sexta (12) um mês sem vice-presidente. Um acordo entre base e oposição previa que o cargo fosse para o PT, mas membros da comissão se insurgiram contra o indicado pela sigla, o deputado João Paulo Rillo (PT). A votação, que seria dia 12 de abril, não aconteceu.

VÁCUO 2
Rillo foi um dos dois deputados do PT que votaram contra a eleição do atual presidente da assembleia, Cauê Macris (PSDB), e é visto como hostil ao governo Alckmin (PSDB). A comissão se reúne de novo nesta quarta (10).

OCUPADA
Após críticas por ter acabado com o funcionamento 24h da Biblioteca Mário de Andrade, a nova administração quer ocupar ao máximo o espaço enquanto ele está aberto. O local passará a ter uma programação diária de eventos a partir de junho, com cada dia da semana dedicado a um tipo de atividade, como teatro, música, saraus e cinema.

CÂMERAS E PALANQUES
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e a psicanalista Maria Rita Kehl participaram de debate sobre cinema e política na abertura do Festival de Finos Filmes, no sábado (6), no MIS (Museu da Imagem e do Som). Também estiveram no evento os cineastas Quico Meirelles e William Biagioli, o professor de literatura Vicenzo Arsillo e os músicos Biel Basile e Tim Bernardes.

CURTO-CIRCUITO

A secretária de Educação de Helsinque, Marjo Kyllonen, chega nesta terça-feira (9) ao Brasil. Ela participará do congresso Bett Educar, que começa amanhã.

Arnaldo Antunes faz nesta terça show do seu disco "Já É", às 21h, no Teatro Porto Seguro.

A cantora Luciana Mello se apresenta nesta terça às 21h no Burlesque Paris 6.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: