Folha de S. Paulo


Advogados de Palocci pedem a Fachin que leve julgamento à 2ª Turma do STF

Danilo Verpa - 26.set.2016/Folhapress
SAO PAULO - SP - 26.09.2016 - Veiculo chega a sede da PF em Sao Paulo. O ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda Antonio Palocci (PT) foi preso temporariamente na manhã desta segunda-feira (26) na 35ª fase da Operação Lava Jato, em São Paulo. A nova fase da operação, intitulada Omertà, investiga indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro e a empreiteira Odebrecht... (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, PODER) ORG XMIT: LAVA JATO
Antonio Palocci, durante sua prisão, em setembro de 2016

Os advogados de Antonio Palocci apresentaram na noite desta quinta-feira (4) um agravo regimental ao próprio ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin solicitando que o habeas corpus em que pedem a libertação do ex-ministro volte à Segunda Turma.

Eles alegam que o Fachin não fundamentou sua decisão de levar o habeas corpus ao plenário do Supremo.

Dizem que, numa República, toda decisão deve ser explicada e fundamentada, e que só reis e soberanos têm a liberdade de, num regime imperial, fazer o que quiser sem dar maiores explicações.

Fachin decidiu levar o habeas corpus ao plenário depois de ter sido voto vencido na Segunda Turma nos casos do pecuarista José Carlos Bumlai, do ex-tesoureiro do Partido Progressista João Cláudio Genu e de José Dirceu. Os três foram soltos por decisão da maioria dos magistrados desse colegiado. Fachin votou pela manutenção da prisão.

Ele pode levar o agravo dos advogados de Palocci à Segunda Turma, o que seria o caminho natural, ou deixar que o julgamento do habeas corpus comece no plenário do STF para afirmar que o pedido deles está prejudicado, ou seja, que a questão está superada.


Endereço da página:

Links no texto: