Folha de S. Paulo


Palocci deve fazer delação mesmo se for solto, dizem advogados

Rodolfo Buhrer/Reuters
Antonio Palocci (front), former finance minister and presidential chief of staff in recent Workers Party (PT) governments, is escorted by federal police officers as he leaves the Institute of Forensic Science in Curitiba, Brazil, September 26, 2016. REUTERS/Rodolfo Buhrer ORG XMIT: BRA103
O ex-ministro Antonio Palocci

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de soltar presos como José Dirceu e Eike Batista dificilmente alterará a disposição de Antonio Palocci de fazer delação premiada. Criminalistas próximos a ele dizem que o ex-ministro deve seguir nas negociações com a Lava Jato.

MEMÓRIA
O caso de Palocci lembraria o de Ricardo Pessôa, da empreiteira UTC, que foi solto pelo STF e, mesmo em liberdade, fechou delação. E do casal de marqueteiros do PT, Mônica Moura e João Santana, que foram libertados pelo juiz Sergio Moro e ainda assim assinaram acordo de colaboração.

SABOR
A delação teria como principal atrativo não a liberdade imediata, considerada alívio passageiro, e sim a redução drástica de pena para pessoas que, como Palocci, sabem que a probabilidade maior é a de que sejam condenadas a muitos anos de cadeia no fim do processo.

EM MÃOS
E o advogado de Palocci, José Roberto Batochio, está entregando em mãos aos ministros da 2ª Turma do STF, que libertou Dirceu, o pedido de habeas corpus para libertação do ex-ministro que ele fez no dia 26 de abril e que está estacionado no gabinete de Edson Fachin, relator da Lava Jato.

ANTES DO FIM
Palocci teria até uma vantagem em relação a Dirceu para ter o pedido atendido: ao contrário do colega, condenado duas vezes por Moro a 31 anos de prisão, o ex-ministro da Fazenda ainda não foi sentenciado.

TIRO CERTO
Renato Duque, ex-diretor da Petrobras ligado ao PT, deve mirar em Lula no depoimento que dará a Moro na sexta (5).

EM CASA
A audiência da TV (aberta e fechada) cresceu 13% durante a greve de sexta (28), segundo a GfK, que concorre com o Ibope. Durante a manhã, o número foi 26% maior que a média registrada no mesmo dia em outras semanas.

SOBRE MENINOS E MOSCAS
Os atores Ghilherme Lobo e Bruno Fagundes fazem parte do elenco da peça "Senhor das Moscas", que teve estreia na terça (2), no Teatro do Sesi. Os pais de Bruno, os atores Antônio Fagundes e Mara Carvalho, estiveram na plateia. Também assistiram à peça dirigida por Zé Henrique de Paula as atrizes Alexandra Martins, Karin Rodrigues e Chris Couto.

PASSAR A LIMPO
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo vai averiguar se houve violações de direitos na prisão de dois palestinos na terça (2), acusados de agredir participantes da "Marcha Contra a Lei da (i)Migração", na avenida Paulista. Seus advogados afirmam que não há provas e que eles é que foram feridos por manifestantes.

TAMBÉM QUERO
A exemplo da prefeitura, o governo estadual de SP também está correndo atrás de patrocínios do setor privado. Um deles é o acordo do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com a Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) para equipar o novo prédio do Hospital do Servidor Público Estadual. A instituição de ensino investiu R$ 3 milhões. A contrapartida é o estágio que os alunos de medicina fazem no hospital.

OLHO NO TEXTO
Uma série criada pelo roteirista Bráulio Mantovani, autor do filme "Cidade de Deus", é um dos primeiros trabalhos que saíram da Casa dos Roteiristas -núcleo que a Globo criou para subir o nível dos roteiros da emissora. A série, chamada "Mal Secreto", vai falar sobre um psiquiatra forense que investiga crimes bizarros.

SÓ SOBE
Os gastos das operadoras de planos de saúde em 2017 chegarão a R$ 50 bilhões nesta quinta (4), de acordo com o "custômetro" da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). A associação diz que essa é a maior cifra já gasta nos primeiros quatro meses de um ano. O alto custo, segundo a entidade, deve afetar o desempenho financeiro dos planos, que perderam 1,4 milhão de beneficiários ao longo de 2016.

CONSTRUIR PONTES
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma palestra na terça (2) no lançamento da Escola Internacional de São Paulo. Os cônsules do Peru, Arturo Jarama, e do México, Margarita Pérez Villaseñor, foram ao Buffet França, em Higienópolis. O cônsul do Canadá, Stéphane Larue também compareceu, acompanhado de sua mulher, Karin Whitaker.

CURTO-CIRCUITO

O secretário de Cultura de SP, André Sturm, participa nesta quinta-feira (4) de seminário da Ancine sobre desenvolvimento regional do audiovisual que reúne secretários do país todo.

O Museu da Língua Portuguesa celebra a partir de nesta quinta o Dia da Língua Portuguesa com shows, peças, conversas e oficinas gratuitas. Até sábado (6).

O cantor Maluma e a dupla Bruninho e Davi tocam nesta quinta na Vevo, no Itaim. Às 18h.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: