Folha de S. Paulo


Delação da Odebrecht anima PT a lançar candidato ao Senado em 2018

Fabio Braga/Folhapress/Folhapress
Lula, Suplicy e Haddad
Lula, Suplicy e Haddad

A divulgação dos depoimentos dos delatores da Odebrecht reanimou o PT a estudar o lançamento de um candidato ao Senado em São Paulo em 2018. Os nomes mais fortes são o do ex-prefeito Fernando Haddad e o do vereador Eduardo Suplicy.

ANTES
O partido já tinha praticamente desistido da ideia por considerar até então os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), hoje chanceler, e Marta Suplicy (PMDB-SP), que devem concorrer à reeleição, nomes mais competitivos diante de um PT desgastado por denúncias de corrupção.

DEPOIS
O desgaste acabou se distribuindo: o senador Aloysio foi envolvido na avalanche das delações, em que Marta Suplicy também é citada. A candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ao Senado, cogitada caso ele não concorra à Presidência, seria hoje mais fraca já que ele aparece na lista da Odebrecht como receptor de recursos de caixa dois.

LISTA
O PT decidiu então reexaminar com mais calma, nas palavras de um dirigente, a alternativa de lançar nomes fortes como o de Haddad e Eduardo Suplicy apenas à Câmara, ajudando a eleger ao menos uma bancada mais forte de deputados e abrindo mão das duas vagas para o Senado.

CARAVANA
E já estão previstas saídas de ônibus cheios de militantes de várias cidades paulistas rumo a Curitiba no dia 3, para acompanhar o depoimento de Lula ao juiz Sergio Moro. Há caravanas partindo do ABC, de Osasco, do Vale do Ribeira e de São Paulo.

PONTE BAMBA
Promotores de SP enviaram ao procurador-geral do Estado uma representação contra a lei que acrescenta o nome de Romeu Tuma à ponte das Bandeiras, promulgada na terça (18). Eles dizem que Tuma não pode receber a homenagem porque foi diretor do Dops na ditadura. Se a manifestação for acolhida, o Ministério Público entrará com uma ação na Justiça contra a mudança.

André Nicolau/Divulgação
O ator Juliano Cazarré
O ator Juliano Cazarré

DE GALA
No elenco da série 'Vade Retro', da Globo, Juliano Cazarré ainda colhe frutos do filme 'Boi Neon', de 2016; ele é um dos 20 pré-indicados, o único brasileiro, a melhor ator no Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, que será entregue em Madri, em julho.

No segundo semestre, Cazarré atuará na novela das 21h que Walcyr Carrasco fará na Globo. Seu personagem trabalha num garimpo.

O figurino na foto foi escolhido pela mulher, a stylist Letícia Cazarré. "Ela conhece meu estilo", diz ele. "No dia a dia eu que escolho, mas pego dicas com ela."

SÓ DÁ ELAS
Após perder a avó em janeiro, a cantora Tiê decidiu contratar apenas mulheres para fazer a parte visual de seu próximo disco, ainda em produção. "Nós éramos muito grudadas e a morte dela me mudou, me trouxe para dentro. O disco acabou tendo um tom mais feminino, e eu queria mulheres para participar disso comigo", diz a artista. O primeiro single do álbum, "Mexeu Comigo", sai em maio pela Warner Music.

PASSO RÁPIDO
Depois de fazer temporada no Brasil no início do ano, o carioca Thiago Soares, primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, retornou ao Reino Unido para reestrear "Mayerling". Ele, que faz o papel principal da montagem, apresentou o espetáculo pela última vez em 2013 e agora encara rotina pesada de ensaios para a volta, em maio, na Royal Opera House.

DOIS E DOIS
Vai se chamar "Invento Mais" o disco que a cantora Zélia Duncan e o maestro Jaques Morelenbaum lançarão com canções de Milton Nascimento. A expressão foi retirada de um verso da música "Cais". "São 14 canções dele, mais dos anos 1970, como 'O Que Foi Feito Deverá' e 'Caxangá'. Tem também umas recentes, como 'Encontros e Despedidas', dos anos 1980", diz ela. O álbum foi gravado só com voz e violoncelo.

POR ISSO FOI EMBORA
A atriz Priscila Fantin, que deixou neste ano o elenco da peça "Por Isso Fui Embora", diz que tomou a decisão para se dedicar à abertura de uma produtora audiovisual com o marido, o editor e diretor Renan Abreu, no Rio. Na turnê do espetáculo, que chega a São Paulo em maio, no Teatro Vivo, o papel dela agora é interpretado por Juliana Knust.

CRIME E CASTIGO
A mostra "Histórias que Ficam", da Fundação CSN, começou na terça (18) com a exibição do documentário "Corpo Delito", de Pedro Rocha, e um debate sobre a obra com o ex-ministro Luiz Paulo Barreto e a documentarista Marina Dias. O secretário municipal de Cultura, André Sturm, o diretor da Unibes Cultural, Bruno Assami, e o cineasta Flavio Botelho passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

O Sesc Belenzinho inaugura nesta quinta-feira (20) a mostra Evidências e a itinerância da Bienal Naïfs do Brasil.

O documentário "Lygia, uma Escritora Brasileira" tem lançamento nesta quinta na Academia Paulista de Letras. Às 17h.

Renato Janine Ribeiro faz nesta quinta palestra de lançamento do programa Inquietudes - Residências em Fluxo, no Instituto Tomie Ohtake das 19h às 22h.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: