Folha de S. Paulo


Câmara vota mudança que relaxa regra para convocação de plebiscito no Brasil

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados/Divulgação
BRASILIA, DF, 07/05/2015 - Reunião Ordinária. Dep. Vicente Candido (PT-SP). Credito: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Deputado Vicente Candido (PT-SP), relator da reforma política

A comissão especial de reforma política deve votar nesta terça (11) as propostas de regulamentação da chamada democracia direta no país. Elas preveem que, com um 1,4 milhão de assinaturas, ou 1% do eleitorado, entidades possam propor a convocação de plebiscito ou referendo. O presidente da República também passará a ter a mesma prerrogativa.

EU TAMBÉM POSSO
Pela lei hoje em vigor, só o Congresso pode convocar plebiscito ou referendo. Em 2013, a então presidente Dilma Rousseff chegou a lançar a proposta de plebiscito, mas os parlamentares não aceitaram nem sequer discutir a ideia.

CARIMBO
A outra medida que será debatida nesta terça permite que as assinaturas para a proposição de leis de iniciativa popular sejam coletadas por via eletrônica. De acordo com o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator das propostas, a conferência das assinaturas, hoje quase impossível, seria viabilizada.

Leia a coluna completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: