Folha de S. Paulo


Doria quer demitir 3.520 funcionários comissionados

Marcus Leoni/Folhapress
João Doria (PSDB), prefeito eleito de São Paulo, durante anúncio de secretários

A Prefeitura de São Paulo reforçou internamente há alguns dias a determinação para que as secretarias cortem até 30% dos cargos comissionados. A guilhotina atinge com mais força as 32 Prefeituras Regionais (625 servidores), Saúde (535), Secretaria das Prefeituras Regionais (313) e Educação (281). A meta é que 3.520 pessoas, de um total de 11 mil, sejam exoneradas.

CORTE 1
A maior parte das exonerações ainda está em andamento, mas pastas como as de Gestão (132), Transportes (150) e Desestatização e Parcerias (10) avançaram no processo. Nem todos os cortes significam demissões, já que alguns funcionários perderam o cargo de confiança, mas seguem como servidores.

CORTE 2
Outras secretarias ainda negociam com a de Gestão porque estão com dificuldade de atingir a meta. Argumentam que atividades podem ser paralisadas pelo corte de comissionados que são, por exemplo, coordenadores de área. Em nota, a prefeitura diz que a medida, promessa de campanha de João Doria (PSDB), é para "deixar a estrutura mais enxuta". E que reduzirá os cargos "sem prejudicar as atividades-fim".

LIMITE
João Santana, que assinou acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato, tem demonstrado a interlocutores constrangimento com a adesão ao acordo. O marqueteiro, que comandou o marketing das campanhas de Lula e de Dilma Rousseff, entre outras, resistiu até quando a situação se mostrou insustentável.

AGENDA
Depois de se reunir com o ministro Benjamin Zymler, a Odebrecht tentará agendar conversas com outros integrantes do TCU (Tribunal de Contas da União) para discutir a ideia de estender a colaboração que já deu à Lava Jato também ao órgão de controle. O Ministério Público Federal participa das tratativas.

TUDO AZUL
O filme "Por Trás do Céu" teve sua pré-estreia com a presença dos atores Emilio Orciollo Netto e Paula Burlamaqui e do diretor de fotografia Azul Serra. Os atores Juan Alba, João Pedro Zappa, Carol Abras, Natália Lage e Ana Cecília Costa também assistiram à sessão no Caixa Belas Artes, na quarta (5).

SUSTO
Apenas 1% dos sócios de grandes escritórios de advocacia são negros. O levantamento preliminar feito pelo Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) assustou dirigentes da entidade, que faz uma pesquisa sobre o perfil de seus integrantes.

AÇÃO
Depois de um debate interno, o Cesa concluiu que uma das razões é o difícil acesso à educação de qualidade e decidiu apoiar um projeto piloto do Mackenzie, dando dez bolsas de aperfeiçoamento a estudantes negros que cursam direito na instituição.

NOVAS VIAGENS
O diretor David Schurmann lança em maio uma websérie com a atriz Paloma Bernardi. Ela passará duas semanas num barco e relatará a experiência em redes sociais. No dia 25, Schurmann ainda estreia a série "Expedição Oriente" na National Geographic, sobre uma viagem pelo mundo para investigar a teoria segundo a qual os chineses chegaram à América antes dos europeus.

VELHAS MÁGOAS
Diretor do longa"Pequeno Segredo", escolhido para concorrer ao Oscar, Schurmann diz que a polêmica com o filme "Aquarius", preterido para a premiação, "doeu" e influenciou negativamente a crítica sobre sua obra. "Tentaram me jogar contra o Kleber [Mendonça Filho, diretor de 'Aquarius'] e fazer parecer que eu sou de direita, que meu filme é de direita."

MESMA LÍNGUA
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) e o órgão federal de Portugal equivalente a ela vão distribuir US$ 600 mil entre quatro projetos de longas para serem feitos em regime de coprodução. O novo edital da parceria entre os dois países será anunciado nesta segunda (10). Desde 2005, 44 filmes foram premiados -entre eles, "O Céu de Suely" (2005), "Getúlio" (2011) e "Joaquim" (2014).

PRIMEIRA PÁGINA
O empresário Rogério Fasano fez festa na quinta (6) para comemorar a marca de um ano do lançamento do jornal "Corriere Fasano". Sua filha, a blogueira de moda Anna Fasano, e o empresário João Paulo Diniz estiveram na comemoração, no bar Baretto. O empresário Luiz Rudge e sua mulher, a relações-públicas Chris Rudge, também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

Domingas Person comanda curso para apresentador de TV, nos dias 29 e 30/4, no b_arco. Inscrições abertas.

O Trabuca Bar apresenta nesta segunda-feira (10) nova carta de drinques.

A OAB lança nesta segunda a 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

Luiz Gonzaga Belluzzo e Gabriel Galípolo autografam o livro "Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Prejuízo", nesta segunda, às 19h, na Livraria da Vila da alameda Lorena.

O produtor cultural Expedito Araujo viaja nesta segunda para o Timor Leste para dar consultoria em projetos locais.


Endereço da página:

Links no texto: