Folha de S. Paulo


Futuro do parque Augusta será analisado por conselho da prefeitura

Daniel Guimarães/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 04-04-2014: Vista do alto do futuro empreendimento imobiliário Parque Augusta, uma parceria entre as construtoras Setin e Cyrela, em São Paulo (SP). O local pretende ser um empreendimento que vai conciliar uma área verde de parque com torres imobiliárias. (Foto: Daniel Guimarães/Folhapress, MERCADO)
Vista do terreno do futuro parque Augusta, na região central; Cyrela é uma das donas da área

O futuro do parque Augusta entrou no radar do Conselho de Gestão da Secretaria Municipal da Justiça. O órgão, que é formado por voluntários da área do direito que fazem o papel de conselheiros, foi consultado sobre a viabilidade jurídica de uma das propostas: a de permitir que as construtoras donas do terreno possam erguer um empreendimento imobiliário no local, desde que preservem parte da área verde.

CHANCELA
Na primeira análise, o órgão não viu empecilhos para o arranjo, que exigiria, por exemplo, a revogação de uma lei de 2013 que autoriza a criação do parque na região central de São Paulo. O assunto será debatido novamente pelo conselho neste mês. A tendência é que ele emita parecer favorável à ideia, recomendando que o projeto mantenha uma parte (que pode chegar a 80%) da área verde e garanta o acesso público.

CIPOAL
O modelo é avaliado pela gestão João Doria (PSDB) para tentar pôr fim à polêmica em torno do parque. O Ministério Público, que acompanha o caso, é contra. "Qualquer construção ali na área nos levará a tomar providências drásticas contra a administração", diz o promotor Silvio Marques. Ele defende que a prefeitura compre o terreno com os R$ 80 milhões repatriados pela Promotoria de contas de bancos estrangeiros em nome do ex-prefeito Paulo Maluf (PP).

CELA CHEIA
Contra o que caracterizam como "caos do sistema criminal", entidades levarão à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados uma lista com 16 ideias contra o encarceramento em massa. Descriminalização do porte de drogas e mudanças na legislação para flexibilizar as penas para furto e roubo são algumas das propostas do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), da Pastoral Carcerária Nacional e de outras organizações.

HISTÓRIA DE FAMÍLIA
O monólogo "Processo de Conscerto do Desejo", com Matheus Nachtergaele, teve sua pré-estreia na sexta (31) com a presença dos atores Denise Fraga, Helena Ranaldi, Daniel Alvim e Sérgio Mamberti. Os atores Clarisse Abujamra e Genésio de Barros também estiveram na plateia do Teatro Raul Cortez, na Bela Vista.

PAPO SÉRIO
Funcionárias da Globo fizeram reuniões nos últimos para discutir assédio, após o caso envolvendo o ator José Mayer. Uma figurinista o acusou de assediá-la sexualmente na emissora, o que ele nega. Os encontros foram organizados por um grupo que reúne desde camareiras até diretoras e atrizes, que foram recebidas também pelo diretor-geral Carlos Henrique Schroder.

PAPO SÉRIO 2
A Globo, em nota, diz que participou das reuniões e que nesta segunda (3) houve uma conversa "franca e aberta" sobre o caso com chefes da área de entretenimento. "Essa acabou sendo mais uma oportunidade para que a Globo reforce crenças de respeito à diversidade, ao ser humano, que existem na emissora há tempos."

NO CORPO
As mulheres estão se mobilizando para trabalhar usando camisetas com a frase "Mexeu com uma, mexeu com todas". A Globo diz que a iniciativa "será bem recebida", por estar "alinhada com as crenças e os valores da empresa".

TRILIONÁRIOS
A Prefeitura de Araçariguama (SP) multou em R$ 1,2 trilhão a empresa Proactiva, que constrói um aterro na cidade. O argumento é que a companhia colocou uma placa publicitária irregular no canteiro de obras. A Proactiva, que conseguiu na Justiça invalidar as multas, alega que a placa é informativa e exigida por lei. A prefeitura diz que cancelou as multas, mas reafirma que a obra é ilegal porque o local é área de proteção ambiental.

OLHO NO OLHO
Eliana, 43, e sua equipe mantiveram segredo sobre a gravidez da apresentadora para que ela fizesse o anúncio na TV. A artista fazia questão de que, em sinal de respeito a seu público, a revelação sobre a gestação de quatro meses de uma menina fosse dada em seu programa no SBT.

ALMOÇO DIPLOMÁTICO
O novo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, foi homenageado na sexta (31) em almoço na casa do cônsul-geral do país em São Paulo, Dori Goren, nos Jardins. O empresário Meyer Nigri e a publicitária Ana Rosa Rojtenberg passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

O Fórum O Papel da Mídia Brasileira na Era da Pós-Verdade ocorre nesta terça (4), das 8h30 às 13h, no hotel Tivoli. Iniciativa da Aner.

O advogado Solano de Camargo autografa nesta terça (4), às 19h, na Faculdade de Direito da USP, o livro "Forum Shopping: a Escolha da Jurisdição Mais Favorável".

Sergio K lança nesta terça (4) a marca Lee Cooper no Brasil.

A Galeria Nara Roesler inaugura nesta terça (4) exposições de Daniel Buren e de Daniel Senise, a partir das 17h.

Lu Bonometti lança o livro "Biscoito ou Bolacha?", nesta terça (4), às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: