Folha de S. Paulo


Relator de reforma da Previdência admite reduzir idade para mulheres com filhos

A comissão especial que analisa o projeto de reforma da Previdência vai realizar uma sessão especial para falar sobre as mulheres. O relator do projeto, Arthur Maia (PPS-BA), mostra flexibilidade em relação à idade mínima para que as brasileiras se aposentem.

DOIS EM UM
Pela proposta do governo, tanto mulheres quanto homens só poderão receber aposentadoria aos 65 anos. Ele abre a janela para discutir a hipótese de mulheres que tenham dependentes em casa, e portanto dupla jornada comprovada, se aposentem mais cedo.

ELAS TODAS
Maia esclarece que não limita a ideia a "mulheres casadas", mas sim àquelas que cuidam dos filhos quando voltam do trabalho, podendo ter ou não um parceiro.

NO TRIBUNAL
O ex-presidente Lula vai depor nesta terça (14) em Brasília. Ele é réu em processo em que é acusado de tentativa de obstrução da Justiça.

SEM CENSURA
A Justiça de São Paulo negou um pedido para tirar do ar o blog Imprensa Livre RS, que acusa médicos de receber propinas de fabricantes de próteses cardiovasculares. A ação é movida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do RJ contra o Google, que hospeda o site.

SEM CENSURA 2
A decisão, de segunda instância, afirma que o blog apresenta informações de "patente interesse social" e que "o interesse público deve prevalecer" sobre o privado.

PROCURE SABER
Soninha Francine, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foi convidada para falar sobre o programa Criança Feliz na reunião do FAS (Fórum da Assistência Social da Cidade de São Paulo), nesta segunda (13). A organização quer que ela vá ao encontro explicar o projeto para as entidades e os trabalhadores da área. A adesão da cidade à iniciativa foi barrada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

EM CASA
A artista Carla Caffé (à dir.) lança nesta segunda (13) o livro "Era o Hotel Cambridge", que conta em forma de HQ o processo de criação coletiva do filme homônimo, dirigido por sua irmã, Eliane Caffé; o evento é às 19h, no CineSesc.

FRANQUIA MUSICAL
A nova versão do musical "Les Misérables" estreou na quinta (9), no Teatro Renault, no centro. Os atores Ana Lúcia Torre e Arthur Aguiar estiveram na plateia do espetáculo, que é baseado no clássico do escritor francês Victor Hugo (1802-1885).

SOB A PELE
Começa a ser veiculada nesta segunda (13) uma campanha que pretende mostrar que índios continuam sendo índios mesmo que usem roupas e acessem a internet. É a primeira ação publicitária do ISA (Instituto Socioambiental) em 23 anos de existência. O objetivo do vídeo, diz a entidade, é enfrentar o preconceito contra os povos indígenas por terem adotado hábitos de fora, como se "precisassem viver parados no tempo".

LONGAS TIRINHAS
A O2, produtora de Fernando Meirelles, fará um longa-metragem chamado "Mulheres Alteradas", baseado na obra homônima da cartunista argentina Maitena. As atrizes Deborah Secco, Alessandra Negrini, Monica Iozzi e Maria Casadevall farão parte do elenco.

HISTÓRIA DE VIDA
Marcos Mion virou sócio da The Plot Company, agência que oferece a empresas e pessoas serviços de produção de histórias de marca, marketing, propaganda e vendas. O apresentador da Record detém 10% da empresa e pretende levar ideias de formatos e investir em uma plataforma virtual de educação. Outro sócio da The Plot é Robert McKee, guru dos roteiristas de filmes e séries americanos.

SENTA LÁ, CLAUDIA
Claudia Raia vai tirar dois dias de folga das gravações da novela "A Lei do Amor", da TV Globo, para participar em São Paulo da banca das audições de seu novo musical. A atriz, que está produzindo o espetáculo "Cantando na Chuva", com estreia prevista para agosto, avaliará nesta semana os atores que tentam vaga no elenco. Ela e o marido, o ator Jarbas Homem de Mello, também vão atuar na montagem.

QUE SOM É ESSE
A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) começou a temporada deste ano com um concerto regido por Marin Alsop em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O secretário estadual de Cultura, José Roberto Sadek, assistiu à apresentação, na quarta (8), na Sala São Paulo.

CURTO-CIRCUITO

Valdir Simão e Marcelo Vianna lançam o livro "O Acordo de Leniência na Lei Anticorrupção" (Trevisan Editora), nesta segunda-feira (13), a partir das 19h, na sede da Fiesp.

Marina Person fala sobre sua carreira, nesta segunda, às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

O diretor Pedro Urizzi, que assina a campanha de relançamento da marca Zoomp, é o novo contratado da produtora Academia de Filmes.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: