Folha de S. Paulo


Professores da USP criticam reitor por teto de gastos e repudiam ação da PM

Fabio Braga - 15.ago.2014/Folhapress
Marco Antonio Zago, reitor da USP, que abriu processo contra seu antecessor
Marco Antonio Zago, reitor da USP

Professores da USP assinaram carta aberta contra o reitor Marco Antonio Zago para repudiar a adoção do teto de gastos com servidores da universidade e a repressão policial a um grupo de estudantes e funcionários que protestava contra a medida.

LINHA DE FRENTE
Acadêmicos como Maria Rita Khel, Marilena Chaui, Raquel Rolnik, Pablo Ortellado, Leda Paulani, Guilherme Wisnik e Nabil Bondunki endossaram o manifesto, organizado pelo Balaio, um coletivo de alunos do movimento estudantil ligados ao PT. Para eles, o pacote que limita salários e prevê congelamento de reajustes e contratações foi proposto de "maneira atropelada", sem debates.

LINHA DE COMBATE
O texto repudia ainda o "abuso da força por parte da Polícia Militar" e "o uso de violência como forma de lidar com a divergência". Ao menos uma pessoa ficou ferida e três foram detidas no protesto durante a votação do plano, na terça (7). A PM diz que policiais foram atacados com paus e pedras pelos manifestantes.

COMBATE 2
O reitor, segundo a USP, "lamentou a ação isolada de um grupo radical de cerca de 200 manifestantes que tentou impedir, de forma truculenta, a realização da reunião". A universidade vê o plano como uma alternativa para enfrentar a crise orçamentária.

VITRINE
O programa Criança Feliz deve ser lançado no Estado de São Paulo, nesta sexta (10), sem Marcela Temer. Equipes do Ministério do Desenvolvimento Social e do governo paulista trabalhavam até quarta (8) com a previsão de que a primeira-dama estaria no evento, no Palácio dos Bandeirantes. Depois o ministério foi informado do cancelamento da presença dela, que é embaixadora do projeto.

VITRINE 2
O Criança Feliz vai começar no Estado sem a participação da capital, já que o Conselho Municipal de Assistência Social barrou a adesão da cidade.

POESIA NO PALCO
O espetáculo "Zibaldone", com Clovys Torres e Adriana Londoño, estreou na terça (7) no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista. Assistiram à peça, dirigida por Aimar Labaki, as atrizes Miriam Mehler e Paula Cohen. O ator João Signorelli, o artista Guto Lacaz e o crítico Zuza Homem de Mello também passaram por lá.

FRETE
O Google registrou um aumento de 93% nas buscas pelo Dia do Consumidor, 15 de março, em relação ao ano passado. Criado inicialmente para promover a conscientização sobre direitos dos consumidores, o dia tem sido usado para alavancar as vendas do varejo no primeiro semestre. A estimativa da empresa é que a data movimente R$ 300 milhões no país em comércio eletrônico.

TAMPA NOVA
A marca de peças de banheiro Deca vai doar 1.200 assentos sanitários para a Prefeitura de São Paulo instalar em creches, UBSs (unidades básicas de saúde) e Espaços Vida (albergues para moradores de rua). A empresa diz que decidiu ajudar, sem pedir contrapartida do município, depois que o prefeito João Doria descreveu o estado dos banheiros de prédios públicos que tem visitado.

AQUELA RISADA
Protagonista do musical "O Homem de La Mancha", no Teatro Alfa, o ator Cleto Baccic conta que conheceu Fafá de Belém só no primeiro ensaio seu com a cantora, também integrante do elenco. E lembra que ela divertiu os colegas ao se confundir com uma fala e improvisar. Na frase "Os inocentes sempre pagam pelos pecadores", Fafá trocou a última palavra por "pegadores" e caiu na gargalhada. "Acho que a pegadora sou eu", emendou.

EM FORMA
Com 35 anos e prestes a reestrear na Fórmula 1 após aposentadoria-relâmpago, Felipe Massa contratou o personal trainer Alex Azevedo para acompanhá-lo no circuito deste ano. O piloto da Williams buscou Azevedo após as mudanças no regulamento que deixarão os carros da F-1 mais rápidos, exigindo melhor preparo físico dos pilotos.

OBRA JURÍDICA
O Anuário da Justiça São Paulo 2017 foi lançado na quarta (8) no Tribunal de Justiça, na Sé. Compareceram ao coquetel de lançamento da publicação da editora Conjur o presidente do TJ-SP, Paulo Dimas Mascaretti, a juíza Flavia Poyares Miranda e os desembargadores Getúlio Evaristo dos Santos Neto e Moacir Andrade Peres.

CURTO-CIRCUITO

A Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo toca no Auditório Ibirapuera. Nesta sexta-feira (10) e neste sábado (11) às 21h; domingo (12) às 19h. Ná Ozzetti participa do concerto de hoje.

A cantora e multi-instrumentista carioca Mahmundi se apresenta nesta sexta, às 21h, no Sesc Belenzinho.

O jornalista Fernando Guedes foi contratado pela Fundac para dirigir a TV Justiça, que funciona no STF (Supremo Tribunal Federal).

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: