Folha de S. Paulo


Varejo de São Paulo fecha 2016 em queda de 5,7%

O varejo paulista fechou 2016 com queda de 5,7% nas vendas, segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo. A piora na comparação com 2015 inclui nove atividades, como lojas de móveis e decoração, vestuário, material de construção e automóveis. Para a entidade, o desemprego, a diminuição da renda e a redução do crédito explicam o cenário.

LUZ NO TÚNEL
Na contramão, a única atividade que vendeu mais foi autopeças (alta de 3,9%). E, no faturamento nominal (sem considerar a inflação), o varejo teve alta de 2,6%.

LUZ NO TÚNEL 2
A Associação Comercial também notou leve melhora nos últimos meses de 2016. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, outubro teve recuo de 11,9% nas vendas e novembro, de 7,2%. Já em dezembro, a queda foi ainda menor, de 6,1%. Para a entidade, os números sugerem leve retomada do setor.

O HOMEM
Eliseu Padilha aparece em outros depoimentos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como o homem encarregado das finanças da campanha do PMDB em 2014 e pessoa da confiança de Michel Temer. O relato da Andrade Gutierrez, por exemplo, é semelhante ao dos delatores da Odebrecht.

O HOMEM 2
Em seu depoimento, Otavio Azevedo, ex-executivo da Andrade, diz que foi ao Palácio do Jaburu, residência oficial do então vice-presidente Temer, e lá ofereceu a ele contribuição de R$ 1 milhão para a campanha eleitoral. Dias depois, comunicou "a assessoria dele [Temer] que seria feito [o depósito do dinheiro] na semana seguinte". E quem era o assessor? "Eliseu Padilha", responde Azevedo.

CHICLETE
Padilha não desgrudava de Temer na campanha de 2014. Na lista de viagens do então candidato a vice, ele aparece em praticamente todos os voos.

NO FORNO
Enquanto prepara novo disco, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira se apresenta na final do Festival de Clipes e Bandas, na sexta (10); Marina Lima também faz show no evento, na Audio Club, que ainda tem ingressos à venda.

VOLTA ÀS ORIGENS
Após deixar o cargo de vice-prefeito de São Bernardo do Campo no fim do ano, o cantor Frank Aguiar (PRB) quer se candidatar a senador pelo Estado do Piauí, onde nasceu, nas eleições de 2018.

SEM GOURMET
O cônsul da França em São Paulo, Brieuc Pont, diz que a retomada da vocação francesa no largo do Arouche não será feita de forma "gourmetizada". O consulado vai ajudar o prefeito João Doria no projeto de transformar a região em uma "promenade" (área de passeio) paulistana. Pont tem intermediado a negociação com empresas francesas que vão patrocinar as reformas e a programação cultural.

FRANÇA POP
"Queremos que seja algo democrático, para mostrar a França acessível, não só aquela França tradicional dos concertos", diz Pont, que também está coordenando conversas com moradores e frequentadores do Arouche para ouvir suas demandas.

SER OU NÃO SER
As duas montagens de Shakespeare que o diretor Ron Daniels fez em São Paulo, "Macbeth" e "Medida por Medida", acabaram não viajando por falta de dinheiro. A ideia inicial era passar por várias cidades, mas o orçamento apertou. "Estamos tentando retomar, talvez para mais uma temporada em SP", diz Thiago Lacerda, que integra o elenco das peças com Giulia Gam.

EM DUPLA
Sandy vai participar da estreia da turnê "1977", de Luan Santana. A cantora foi uma das convidadas do DVD do artista que servirá de base para a série de shows. A apresentação dos dois será no dia 9 de abril, no Espaço das Américas. Anitta, Ana Carolina e Ivete Sangalo também cantaram com ele na gravação.

SELEÇÃO DE CINEMA
O CineSesc recebeu a abertura do 4º Festival Internacional Lume de Cinema. Passaram por lá, na quinta (2), o dramaturgo Renee Vander, o diretor Cristiano Burlan, o compositor Flo Menezes e o gerente do cinema, Gilson Packer. A terapeuta Patrícia Torres, o estudante Ignacio Iacona, a publicitária Jade Rodrigues e o ator Dyl Pires também compareceram.

CURTO-CIRCUITO

A peça "Estranhos.com", com Deborah Evelyn e Johnny Massaro, estreia no próximo dia 17 no Teatro Vivo. Pelo projeto Vivo EnCena.

O filme "La Vingança", de Fernando Fraiha, tem pré-estreia hoje, às 21h, no PlayArte Bristol, na av. Paulista.

O ministro Gilmar Mendes dá hoje a aula inaugural das turmas de direito do IDP São Paulo, a partir das 19h, na Bela Vista.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: