Folha de S. Paulo


'Ivete é minha única amiga no mundo artístico', diz Xuxa no Carnaval

Perto de um córrego que fede a esgoto na concentração da Sapucaí, Xuxa dá um gritinho olhando para o celular. "Oi, amooor!" É Sasha, de Nova York, onde mora, que fala com a mãe por vídeo. A apresentadora está prestes a desfilar pela Grande Rio, na homenagem a Ivete Sangalo, no domingo (26).

*

"Olha, Sassá, como eu tô, ó. Viu? Tô de Eva. Viu?" Manda um beijo, desliga. E conversa com a coluna.

Você não vem à Sapucaí há muito tempo.
Não gosto mais de Carnaval. Porque o Carnaval é a melhor festa para a minha mãe e como ela agora não tá mais curtindo, eu deixei de... Hoje ela está acamada [com mal de Parkinson], não fala, não anda, não vê direito mais as coisas. Ela via todas as escolas. Meu pai também tá no hospital. Só tô vindo por causa dela [Ivete].

Viu o caso de agressão envolvendo o cantor Victor?
A gente não sabe muito sobre o assunto, sabe o que está lendo. E o que eu falei com ele... Eu só dei força. Ele sabe que, se quiser a minha ajuda, vai ter.

Será que a Globo vai mostrar você?
Acho que não [rindo]. [A emissora mostrou a apresentadora por 8 segundos durante o desfile.]

E como você se sente?
[Ri e dá de ombros] 28 anos guardados. Guardados, numa caixinha. "Chateada" não é a palavra. Eu respeito.

A plateia deve vibrar com você.
Tu acredita nisso? Hoje o dia é só dela. Eu tô aqui para ela. Tenho paixão. É minha única amiga no mundo artístico. Porque é um querendo derrubar o outro.

Já se insinuou que vocês até tiveram um caso.
[A assessora interrompe: "Ah, pelo amor de Deus...!"] Deixa ele perguntar, uai [risos]. Ivete já respondeu, de uma maneira que eu não posso, porque eu trabalho para criança. [Ivete disse que "isso é um objeto um pouco de tesão, de ficar pensando em Ivete e Xuxa ali, poeira e ilariê"]. Sinto muito. Porque hoje em dia gostar de alguém, como eu gosto, realmente, as pessoas não entendem.

*

Ivete surge como um tiro na concentração da escola, para não ser parada pela multidão. Nem os seguranças conseguem acompanhar a corrida.

*

Esbaforida e suada, ela sobe no carro, se troca, se benze e volta à avenida.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: