Folha de S. Paulo


'Eu só quero ver a Ivete', diz Deborah Secco no Carnaval

"Gente, eu só quero ver a Ivete!", dizia angustiada a atriz Deborah Secco para os repórteres e fotógrafos que paravam todos os artistas na entrada do Camarote Nº 1 no primeiro dia de desfiles do Carnaval do Rio. "Eu juro, só vou ver a Grande Rio e depois eu volto, juro que volto", barganhava ela, simpática.

*

Luana Piovani não teve tanta paciência quando perguntaram a ela o que esperava deste Carnaval. Revirou os olhos, deu uma risadinha, e respondeu irônica: "Olha, eu espero que vocês não vejam nada... E fiquem todos cegos! Gente, é Carnaval, é claro que eu espero que tenha muita alegria, que seja lindo".

*

Com o fim das presenças pagas de celebridades internacionais, um dos poucos estrangeiros no camarote era o ator e roteirista americano Marlon Wayans, de "As Branquelas", amigo de Álvaro Garnero, um dos sócios do camarote. Ele trocou a cerimônia do Oscar, que ocorria naquela noite, pela festa brasileira.

*

"É, cara, eu já votei, para mim é suficiente. Estou feliz. Votei na Viola [Davis] e no brother de Moonlight [Mahershala Ali]", contou ele, que é membro da Academia. Depois comemorou a vitória dos seus escolhidos e o fato de ter conseguido comer alguma coisa no camarote lotado. "Eu estava morrendo de fome. Adorei a comida."

*

Camila Morgado dizia que o país está precisando de um pouco de alegria. "A gente está vivendo um momento tão sombrio e a precisa do Carnaval para extravasar. E agora, com o Alexandre de Moraes no STF [Supremo Tribunal Federal], realmente, a gente tem que torcer para não piorar", comentou a atriz.

*

A atriz Alexia Dechamps estava tentando aproveitar o Carnaval apesar da tristeza que diz ter sentido com a aprovação no Senado do projeto que reconheceu as vaquejadas como patrimônio cultural no ano passado.

*

Ativista dos direitos dos animais, ela foi acusada pelo deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) de ter dito uma frase preconceituosa contra os nordestinos e o Bolsa Família em um debate no Congresso. "Só não entrei com processo contra ele porque político tem foro privilegiado", dizia.

*

Mulher de um dos sócios da RedeTV!, a apresentadora Luciana Gimenez comentava a polêmica do Carnaval da emissora: ter mostrado ao vivo as partes íntimas de uma modelo coberta só por uma pintura corporal que se agachou diante da câmera. "Programa ao vivo é muito difícil de controlar. Acho que a RedeTV! não teve a menor culpa. Se a pessoa quer mostrar a perereca, vai fazer o quê?"

-

'VOLTEI PARA FICAR!', DIZ LUIZA BRUNET

Luiza Brunet está nervosa. Bem nervosa. Ela chegou em cima da hora no camarote Rio Samba e Carnaval e tem pouco tempo pra finalizar a maquiagem e colocar a fantasia com que desfilará, na madrugada de segunda (27), pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense, depois de quatro anos ausente da Sapucaí.

*

"Agora não dá. Ela está seminua. E acabou de gritar com o Edilson [Ferreira, maquiador]", explica uma assessora que cuida da porta do camarim à fotógrafa. O garçom espera há dez minutos para entregar uma bandeja com coxinhas, croquetes e bolinhos de camarão. Antes, já tinha entrado com um balde de gelo e duas garrafas de Chandon.

*

Brunet abre a porta. De salto altíssimo e vestida com um robe preto, corre para o banheiro, sempre segurando o celular. Volta rapidinho para os últimos retoques. Ela mesma passa o batom na boca.

*

"A gente passa um star bronzer [blush] no corpo dela para dar um 'shine' [brilho], aquele brilho, aquele bronzeado natural", explica Edilson quando Brunet sai, de novo, para fumar.

*

Ele conta que a atriz e ex-modelo não precisou fazer muito sacrifício para entrar na avenida. "Ela está mais vegana do que nunca", revela. Foi apenas para um spa dez dias antes do desfile, "para sair da tensão maior".

*

Brunet sai do camarim e vai ao encontro da mãe, dona Alzira, num espaço reservado a Boni, ex-diretor da TV Globo.

*

Mais calma, conversa com a coluna. "Eu voltei. Voltei pra ficar", diz ela sobre o desejo de desfilar outras vezes no Sambódromo.

*

Brunet nega ter se distanciado do Carnaval por causa de ciúmes do ex-marido, Lírio Parisotto, que ela denunciou no ano passado por agressão. "E você viu o Victor?", pergunta, puxando assunto sobre o cantor sertanejo que também foi acusado de violência pela mulher, Poliana Chaves.

*

Brunet faz uma careta e sinal de negativo com o dedo diante da observação de que Poliana retirou a queixa. "Aconteceu. Uma mulher não denuncia agressão se não é verdade. Depois às vezes fazem acordo."

*

Hora de partir. Brunet abraça e beija a mãe e sai em disparada para a avenida.

-

'IVETE É MINHA ÚNICA AMIGA', DIZ XUXA

Perto de um córrego que fede a esgoto na concentração da Sapucaí, Xuxa dá um gritinho olhando para o celular. "Oi, amooor!" É Sasha, de Nova York, onde mora, que fala com a mãe por vídeo. A apresentadora está prestes a desfilar pela Grande Rio, na homenagem a Ivete Sangalo, no domingo (26).

*

"Olha, Sassá, como eu tô, ó. Viu? Tô de Eva. Viu?" Manda um beijo, desliga. E conversa com a coluna.

Você não vem à Sapucaí há muito tempo.
Não gosto mais de Carnaval. Porque o Carnaval é a melhor festa para a minha mãe e como ela agora não tá mais curtindo, eu deixei de... Hoje ela está acamada [com mal de Parkinson], não fala, não anda, não vê direito mais as coisas. Ela via todas as escolas. Meu pai também tá no hospital. Só tô vindo por causa dela [Ivete].

Viu o caso de agressão envolvendo o cantor Victor?
A gente não sabe muito sobre o assunto, sabe o que está lendo. E o que eu falei com ele... Eu só dei força. Ele sabe que, se quiser a minha ajuda, vai ter.

Será que a Globo vai mostrar você?
Acho que não [rindo]. [A emissora mostrou a apresentadora por 8 segundos durante o desfile.]

E como você se sente?
[Ri e dá de ombros] 28 anos guardados. Guardados, numa caixinha. "Chateada" não é a palavra. Eu respeito.

A plateia deve vibrar com você.
Tu acredita nisso? Hoje o dia é só dela. Eu tô aqui para ela. Tenho paixão. É minha única amiga no mundo artístico. Porque é um querendo derrubar o outro.

Já se insinuou que vocês até tiveram um caso.
[A assessora interrompe: "Ah, pelo amor de Deus...!"] Deixa ele perguntar, uai [risos]. Ivete já respondeu, de uma maneira que eu não posso, porque eu trabalho para criança. [Ivete disse que "isso é um objeto um pouco de tesão, de ficar pensando em Ivete e Xuxa ali, poeira e ilariê"]. Sinto muito. Porque hoje em dia gostar de alguém, como eu gosto, realmente, as pessoas não entendem.

*

Ivete surge como um tiro na concentração da escola, para não ser parada pela multidão. Nem os seguranças conseguem acompanhar a corrida.

*

Esbaforida e suada, ela sobe no carro, se troca, se benze e volta à avenida.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: