Folha de S. Paulo


Relator diz que vai gravar audiências privadas sobre reforma da Previdência

Renato Costa/FramePhoto/Folhapress
Os deputados Arthur Maia (PPS-BA) e Carlos Marun (PMDB-MS) em reunião da Comissão Especial da Reforma da Previdência
Deputados Arthur Maia (PPS-BA) e Carlos Marun (PMDB-MS) na Comissão de Reforma da Previdência

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), disse que passará a gravar as audiências privadas que tem em seu gabinete com grupos de lobby que o procuram para discutir a proposta. "Eu fico indignado com a dubiedade dos discursos. Dizem uma coisa em público e tentam negociar outra comigo", afirma.

SURDINA
Ele diz que representantes de, por exemplo, corporações do Estado falam em nome do interesse dos trabalhadores, mas que, depois, na surdina, tentam "me convencer a incluir na reforma aquela emenda, aquela vírgula, para que deixem de ser iguais aos outros mortais".

ELES E NÓS
E Maia encomendou um estudo de direito comparado com outros países sobre o tempo de contribuição obrigatório para que uma pessoa possa se aposentar. O governo de Michel Temer propõe um período mínimo de 25 anos para os brasileiros.

PEDRA
A Folha mostrou que, se vingar, o Brasil será um dos países mais rígidos do mundo para conceder aposentadoria. Nos EUA, no Reino Unido e no Canadá, por exemplo, o tempo para ter acesso a um percentual dela é de dez anos.

SER OU NÃO?
Antonio Cláudio Mariz diz que está "refletindo" sobre proposta de Michel Temer para que ele ocupe uma secretaria que cuidaria de segurança. Os dois devem conversar nos próximos dias. Amigos apostam que Mariz hoje tende a rejeitar a ideia de ocupar qualquer cargo, embora possa contribuir em comissões ou grupos de estudos do tema.

SOBE O SOM
O próximo convidado de João Doria no "programa" semanal que ele está lançando em sua página no Facebook será o cantor Roger, do Ultraje a Rigor. A atração, ao vivo, será às quintas, às 20h. O prefeito diz que responderá também a perguntas de internautas.

Bruno Shintate/Divulgação
A cantora Mariana Aydar (à esq.) se juntou com a empresária Heloisa Aidar e o músico Marcio Arantes para criar uma produtora de áudio e fazer trilhas para a publicidade e o cinema com músicos da cena indie
A cantora Mariana Aydar, a empresária Heloisa Aidar e o músico Marcio Arantes

SONS ALTERNATIVOS
A cantora Mariana Aydar (à esq.) se juntou com a empresária Heloisa Aidar e o músico Marcio Arantes para criar uma produtora de áudio e fazer trilhas para a publicidade e o cinema com músicos da cena indie.

VIDA E OBRA
A mostra "Ocupação Laura Cardoso" teve inauguração na quarta (22), com a presença da atriz homenageada. Passaram pela exposição, no Instituto Itaú Cultural, o diretor de teatro Antunes Filho e os atores Odilon Wagner e Djin Sganzerla. A historiadora Marta Colabone foi uma das convidadas.

LADO A LADO
O juiz Sergio Moro é um dos nomes confirmados para palestrar no Brazil Forum UK 2017, em maio, na London School of Economics e na Universidade de Oxford, na Inglaterra. O ex-ministro Ciro Gomes e a professora de economia da USP Laura Carvalho também vão falar sobre como reformular a sociedade brasileira. O evento é apoiado pela embaixada brasileira em Londres e patrocinado por diversos escritórios de advocacia, incluindo os brasileiros Mattos Filho e Pinheiro Neto.

CLOSE CERTO
A Globo tem contabilizado desde 2014 o número de "cenas sociais" (que falam sobre educação, sustentabilidade e direitos humanos) em suas novelas. Em três anos, foram mais de 3.000 delas —1.280 só no ano passado. O uso do conteúdo criativo como ferramenta de mobilização social vai ser o tema de uma mesa de discussão promovida pela emissora no Rio Content Market, encontro de negócios de audiovisual, em março.

CLOSE ERRADO
Neste ano, a temporada de "Malhação" será um dos folhetins com "pautas do bem". A novela, recentemente acusada de machismo e gordofobia, vai falar sobre força feminina e respeito à diversidade.

BLOCO DO BEIJO
O Tinder teve aumento de 10% no número de usuários ativos no fim de semana de pré-Carnaval em São Paulo. Nos dias 18 e 19, mais pessoas usaram o aplicativo de encontros, em relação ao fim de semana anterior, para avaliar perfis e achar um par.

BLOCO DO BEIJO 2
E o Happn, outro aplicativo de paquera, fez parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para alertar sobre Aids no Carnaval. A partir desta sexta (24), uma mensagem vai aparecer para os usuários do app no Estado: "Oi, 'crush', eu sou o contatinho mais importante do seu Carnaval. Se for para não usar preservativo, eu nem quero".

NOTAS SOBRE A CRISE
A jornalista Miriam Leitão lançou na quarta (22) o livro "A Verdade É Teimosa", que reúne textos produzidos por ela sobre a crise econômica brasileira. O economista Pérsio Arida foi um dos que compareceram ao evento, na Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

CURTO-CIRCUITO
Começa nesta sexta-feira (24) o Camarote Bar Brahma, com shows de Zeca Pagodinho, Ivo Meirelles e Demônios da Garoa.

O hotel Emiliano Rio abre ao público o restaurante Emile a partir desta sexta, em Copacabana.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: