Folha de S. Paulo


Meirelles vai depor na Lava Jato como testemunha de defesa de Lula

Mateus Reppucci/Futura Press/Folhapress
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concede entrevista após palestra com empresários, organizado pelo BTG Pactual, em SP
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

O ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, vai depor em um dos processos da Operação Lava Jato. Ele foi convocado como testemunha de defesa de Lula. Falará em seu gabinete, em Brasília, no dia 7.

BOLA DIVIDIDA
Movimentos que apoiaram o impeachment e têm simpatia pelas medidas econômicas de Michel Temer já fizeram alerta ao governo: a reforma da Previdência está sendo massacrada mesmo entre aqueles que tenderiam a dar suporte aos ajustes.

CRUEL
Rogério Chequer, porta-voz do Vem pra Rua, é um dos que já fizeram o alerta. Ele conta que postou um vídeo, ao vivo, nas redes sociais defendendo mudanças na Previdência. Nunca recebeu tantas críticas de seus próprios simpatizantes, que chegaram a chamar a proposta de ato de "crueldade". A página do movimento tem 1,5 milhão de seguidores.

O OUTRO
A conclusão de Chequer, que continuará defendendo mudanças: todos apoiam reformas, mas ninguém quer mexer no próprio bolso nem abrir mão do que já usufrui. A base do movimento Vem pra Rua, segundo ele, é de pessoas entre 40 e 50 anos, a maioria homens.

PEDREIRA
Os alertas, tanto de movimentos quanto de deputados, acenderam o sinal amarelo no governo. Antes confiante, parte da equipe de Temer começa a perceber que a reforma da Previdência vai ser ainda mais difícil de passar no Congresso, sem alterações, do que já se imaginava.

GOLEADA
Pesquisa feita na Câmara em dezembro mostrou que menos de dez deputados se animaram a defender a reforma da Previdência, contra meia centena que fez ataques ferozes à proposta.

SERPENTINA
O ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) tirou folga de uma semana. Só deve voltar a Brasília depois do Carnaval.

PODE OLHAR
Sob os holofotes desde que nasceu, Sasha Meneghel Szafir sempre foi avessa à imprensa. Decidiu se abrir mais agora, aos 18, para divulgar a carreira de modelo e estilista. Sob o olhar da mãe, Xuxa, ela posou para a "Glamour" no Japão.

*

Apesar de ter sido alfabetizada em inglês, ela diz à revista que todos percebem seu sotaque em Nova York, onde mora desde o ano passado. "Cheguei achando que meu inglês era perfeito, mas todo mundo percebe, não tem jeito."

FICHA LIMPA
Citado como autor que também poderia ter sido plagiado pelo novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, o procurador Cassio Juvenal Faria, de SP, diz que foi procurado por dezenas de pessoas antes mesmo da sabatina do Senado em que seu nome foi invocado. "Não existe isso", afirma. "Eu já neguei mais de dez vezes."

FICHA LIMPA 2
Ele diz também ser preciso esclarecer que não há qualquer acordo judicial que o obrigue a negar ou a ficar em silêncio em relação ao assunto. "Nunca houve acordo algum", afirma. Faria, que foi professor de Moraes, diz não entender como tantos rumores circularam sobre o tema, já que "nunca houve desentendimento" com o ex-aluno.

CORTE DE PAPEL
O "Diário Oficial" da cidade de São Paulo vai deixar de circular em sua versão impressa a partir de quarta-feira (1º), quando passará a ser publicado apenas na internet. Com a medida, a gestão João Doria estima que economizará mais de R$ 1,5 milhão por ano ou 30% dos gastos totais com a publicação.

TURBULÊNCIA
O Procon-SP aplicou à Latam, à Gol e à Azul multas que, somadas, chegam a R$ 9 milhões, por causa de problemas encontrados pelo órgão em fiscalizações no fim do ano. As companhias foram notificadas e responderam ao Procon, que decidiu manter as punições. Entre as principais irregularidades, os fiscais constataram mudança de horário de voo, falta de assistência, refeição e hospedagem e ausência de atendimento preferencial a idosos.

CABEÇA FEITA
O mentalista israelense Lior Suchard fez uma apresentação na terça (21) com a presença do vice-presidente da Unilever Antonio Calcagnotto. Também compareceram ao show, no Ten Yad, no Bom Retiro, o empresário Alain Horn, o humorista Ben Ludmer e a consultora de arte Karina Pasmanik.

CURTO-CIRCUITO

A Le Lis Blanc faz coquetel para celebrar o lançamento da revista da marca, na loja do shopping Iguatemi, nesta quinta-feira (23).

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, participa nesta quinta de painel sobre água na Academia de Ciências do Vaticano.

A Banco de Eventos é a agência produtora do Camarote Nº 1, que tem como sócios José Victor Oliva, Alvaro Garnero e Carol Sampaio. A agência carioca HUG é sócia e produtora do Cafe de La Musique e da Festa do Circo.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: