Folha de S. Paulo


Diretoria da Vale tenta convencer governo a não mudar comando da empresa

Mauro Pimentel-27.nov.2015/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, 27.11.2015: COLETIVA DA VALE - Murilo Ferreira, diretor presidente da Vale, mineradora brasileira, durante entrevista coletiva sobre o desastre de Mariana. A Vale, junto da australiana BHP Biliton, e proprietaria da empresa Samarco, responsavel pelas barragens que cederam. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-PODER) ***EXCLUSIVO FOLHA***
O presidente da Vale, Murilo Ferreira

A atual diretoria da Vale está se movimentando para tentar reverter a decisão do governo de alterar o comando da empresa. Murilo Ferreira, presidente da mineradora, quer ficar. Mas tem plano B para o caso de ter mesmo que sair: Clóvis Torres, diretor de recursos humanos da empresa e seu braço direito.

QUEM MANDA
Torres já circulou inclusive entre a bancada de deputados e senadores de Minas Gerais, que deve ter influência na escolha.

DE PESO
Outro nome seria o de Nelson Silva, que já foi da Vale e atualmente está na Petrobras. Ele teria apoio também do presidente da petrolífera, Pedro Parente.

LONGA LISTA
Vários outros nomes circulam desde sempre como opção "de mercado" para o cargo, como o de Tito Martins, que já foi da Vale e hoje está na Votorantim Metais, e o de José Carlos Martins, ex-diretor da mineradora.

LONGA LISTA 2
Rômulo Dias, diretor do Bradesco, que é sócio da Vale via Bradespar, também é citado como alternativa. Luciano Siani e Peter Poppinga, da própria mineradora, são outros que já entraram na lista de candidatos ao comando da empresa.

CESTA
Felipe Doria, filho do prefeito João Doria e de Bia Doria, vai passar uma temporada na Flórida (EUA). Aos 16 anos, ele foi admitido na IMG Academy, onde vai estudar e treinar basquete.

DÁ LICENÇA
O vereador Toninho Vespoli (PSOL-SP) vai tirar 30 dias de licença do cargo a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Em seu lugar assumirá a suplente Isadora Penna. A intenção é que, em março, a bancada do partido seja composta só por mulheres –a outra cadeira do PSOL na Câmara Municipal é da vereadora Sâmia Bomfim.

BOAS AÇÕES
O vereador Eduardo Suplicy, o ex-ministro José Gregori e os criadores do projeto São Paulo Invisível, André Soler e Vinicius Lima, foram homenageados com o Prêmio Santo Dias. A condecoração é entregue pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de SP. O presidente da comissão, deputado Carlos Bezerra Júnior, e o deputado Marcos Martins participaram da cerimônia, na segunda (20).

CADA CABEÇA...
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de SP manteve a condenação aplicada a Levy Fidelix (PRTB) pela Comissão Especial de Discriminação Homofóbica. Ele terá que pagar multa de R$ 25.700, segundo a decisão assinada pelo titular da pasta, Márcio Elias Rosa. Em 2014, quando concorria à Presidência, o político disse na TV que "aparelho excretor não reproduz".

...UMA SENTENÇA
Fidelix teve negado o recurso que apresentou à comissão. Após a notificação, começa a contar o prazo de 15 dias para o pagamento. O político também responde a processo judicial sobre o episódio. Neste mês, a Justiça paulista acatou argumentos da defesa dele e suspendeu a decisão que o obrigava a pagar R$ 1 milhão de indenização por danos morais pelas afirmações.

MEDOS PRIVADOS
O acervo de casos relacionados à Lei Maria da Penha no Estado de São Paulo cresceu 131% nos últimos quatro anos. Em 2013, havia 18.600 processos à espera de uma decisão e, no fim de 2016, a quantidade chegava a 42.900. No período, houve também mais sentenças proferidas pelos juízes –o total saltou de 5.600 para 16 mil. Os dados são do "Anuário da Justiça São Paulo 2017", que será lançado no dia 8 de março.

FERIDA ABERTA
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai analisar um recurso especial em que a família brasileira do garoto Sean Goldman pede que o pai dele, o americano David Goldman, pague indenização por danos morais. O marido da mãe de Sean, já falecida, alega que David atacou a honra da família com a propagação de uma campanha difamatória na internet, em que o acusava de sequestro do garoto -trazido pela mãe ao Brasil em 2004 e alvo de uma longa disputa internacional por sua guarda.

ASSINATURA DIGITAL
Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis lança no dia 20 de março o aplicativo Mudamos, desenvolvido pelo ITS-Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade) para coletar digitalmente assinaturas para projetos de lei de iniciativa popular. Se for adotado, o app permitirá à Câmara dos Deputados e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) checar a veracidade dos apoios mais rapidamente do que na versão em papel.

SORRISO PREMIADO
O dentista Fábio Bibancos foi condecorado na sexta (17) com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa, por seu trabalho à frente da organização Turma do Bem. O presidente da Casa, deputado Fernando Capez, e a juíza Domitila Manssur participaram da cerimônia.

CURTO-CIRCUITO

Miriam Leitão lança o livro "A Verdade É Teimosa", nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

A 17ª Patchwork Design será de 16 a 18 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, com exposição e oficinas gratuitas.

A Prefeitura de SP faz nesta sexta bloco de Carnaval contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na praça do Patriarca, às 10h.

A médica Liana Ventura receberá a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, em abril, durante o 40º Simpósio Internacional de Oftalmologia.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: