Folha de S. Paulo


Câmara não checará se assinaturas de pacote contra corrupção são falsas

A conferência dos 2 milhões de assinaturas coletadas por integrantes do Ministério Público Federal para a iniciativa popular que propõe as "dez medidas" contra a corrupção checará apenas se os formulários foram preenchidos de maneira correta, com nome completo, endereço e número de documentos. Não haverá verificação da veracidade de todas as informações de cada pessoa junto aos cartórios eleitorais.

DO BEM
A Câmara dos Deputados partirá, portanto, da presunção de que ninguém se passaria por outra pessoa ou forneceria dados falsos na hora de assinar a proposta.

ESTACIONADO
Uma checagem via TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seria mais segura, mas exigiria que as listas fossem enviadas a centenas de cartórios para a verificação de todas as informações de cada eleitor. A providência foi descartada para evitar que o projeto de lei ficasse paralisado por muito tempo na Câmara, num acordo que envolveu o presidente da Casa, Rodrigo Maia, e o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal).

NA RUA
A coleta de assinaturas gerou polêmica, com críticos da iniciativa insinuando que muitas pessoas podem ter assinado sem nem sequer ler todo o texto e que poderiam até ter sido reunidas por sindicatos de camelôs.

LUGAR ERRADO
A ex-presidente do Conpresp (conselho municipal do patrimônio) Nadia Somekh critica a medida da Justiça de SP que determina que o prefeito João Doria não apague nenhum grafite sem consultar o órgão. "Não tem muito sentido porque o Conpresp trata apenas de bens tombados, o que não é o caso dos grafites. Então não é ele que tem que se manifestar", diz a arquiteta, que presidiu o conselho durante a gestão Fernando Haddad.

QUE CHATO
Michel Temer ficou "amuado", segundo interlocutores, com Carlos Velloso, que esnobou o convite para ser ministro da Justiça na sexta (17). Antes mesmo da negativa, o presidente já estava contrariado com declarações dele, que dizia ter sido chamado para "salvar o Brasil".

SAUDÁVEL
O ator Daniel Rocha, que fez dieta sem carboidratos para perder peso e interpretar um viciado em crack em 'A Lei do Amor' (Globo), já pode voltar a comer normalmente -seu personagem entrou em fase de recuperação

DISCURSOS DIRETOS
Jurado do Prêmio Camões de Literatura, o professor Sérgio Alcides diz que o ministro da Cultura, Roberto Freire, "se confundiu ou foi mal assessorado" ao criticar Raduan Nassar, vencedor deste ano. Ao receber a distinção na sexta (17), o escritor fez um duro discurso contra o governo Temer. Freire então sugeriu que ele não deveria aceitar a honraria se considerava o governo que a concedeu ilegítimo.

DISCURSO 2
"O Prêmio Camões não é governamental, nem sequer é concedido por um só Estado, e sim por Brasil e Portugal, com participação dos países lusófonos da África. Não foi o governo Temer que deu o prêmio a Nassar", diz Alcides.

OS JURADOS
O júri do prêmio é formado por dois representantes de Portugal, dois de nações africanas lusófonas e dois do Brasil. Estes são escolhidos pelo presidente da Biblioteca Nacional e têm mandato de dois anos. Alcides e a professora Flora Sussekind, a outra jurada brasileira, foram indicados ainda na gestão de Renato Andrade Lessa, nomeado por Dilma Rousseff e substituído em agosto por Helena Severo.

MOSTRE O QUE FAZ
A seleção feita pelo empresário britânico Simon Fuller (que criou o reality "Idol" e lançou as Spice Girls) para formar um grupo pop com talentos de vários países terá uma etapa na Escola de Atores Wolf Maya. A audição vai reunir alunos e ex-alunos entre 16 e 19 anos do curso do ex-diretor de novelas da Globo. Eles vão cantar e dançar sob o olhar de Yonta Taiwo, braço direito de Fuller, nesta terça (21).

TESTE RÁPIDO
O governo de São Paulo lança nesta segunda (20) um chamamento público para empresas interessadas em colaborar com o desenvolvimento de um teste para detecção de tuberculose. O exame utilizado hoje é importado, segundo a secretaria estadual de Saúde. O projeto faz parte de parceria do Estado com o governo britânico para inovações na área de saúde.

MUDANÇA DE ARES
A advogada Flávia Andrade lançou o livro de crônicas "Vendo Cola para Corações Quebrados", com fotos de Alex Athayde. Foram ao evento, na Livraria da Vila da Fradique, na terça (14), os advogados Martin Pose, Antonio Barbuto e Fernando Serec, acompanhado de sua mulher, Maria Serec.

CURTO-CIRCUITO

O Prêmio Santo Dias será entregue nesta segunda (20) pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB).

A Chilli Beans lança nesta segunda (20) em suas lojas coleção em parceria com o DJ Alok.

As 160 escolas estaduais de Campinas fazem um"abraçaço" nesta segunda (20) para homenagear os professores e pedir paz. A ação, sugerida por estudantes, será simultânea, às 9h.

A 5ª edição do BH à Porter será de 17 a 28 de abril. A iniciativa é da Coopermoda.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: