Folha de S. Paulo


Spcine suspende edital que financiaria curtas após questionamentos do TCM

A Spcine, agência paulistana de fomento ao cinema, suspendeu o edital que selecionou 30 curtas-metragens que seriam financiados por ela. A medida causa tensão entre produtores que já contavam com os recursos para executar seus projetos.

SINAL AMARELO
A Spcine afirma que foi orientada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) a tomar a medida. O órgão fez vários questionamentos sobre o processo de seleção dos filmes.

UM TEMPO
"Entendemos a preocupação dos realizadores", afirma Raul Perez, da Spcine. "Mas a prefeitura não controla o TCM, ele é um órgão autônomo." Segundo a empresa, a paralisação é temporária e o edital será continuado após esclarecimentos ao tribunal.

SEM CACO
O prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, mandou carta para bares de ruas que terão blocos de Carnaval pedindo que não vendam bebidas em garrafas de vidro. Ambulantes credenciados só podem trabalhar com embalagens de metal ou plástico. "Pedimos aos estabelecimentos da região que colaborem na questão da segurança, porque garrafas podem se transformar em armas", diz ele. A Sé é a regional com mais blocos: 119.

SEM FOLIA
As equipes das prefeituras regionais estarão de plantão no Carnaval. Também foi montada uma sala de monitoramento no Centro de Operações da Polícia Militar, que terá representantes de órgãos como Secretaria dos Transportes Metropolitanos (por causa do metrô) e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

CORDA BAMBA
Do ponto de vista da Prefeitura Regional da Sé, nem são os blocos maiores, como o Acadêmicos do Baixo Augusta e suas 300 mil pessoas, os que causam maior preocupação. "Eles têm mais estrutura e experiência", diz Odloak. "Já os pequenos precisam de maior apoio e têm mais risco de problemas como fuga do itinerário."

-

GENTE CHIQUE BEIJA NA BOCA?

Nos salões ainda vazios do hotel Unique viam-se só os funcionários uniformizados que trabalhariam na quinta (16) no baile de Carnaval da "Vogue", mas os andares superiores já eram pura agitação.

*

A atriz Mariana Ximenes, com o corpo besuntado, ocupava um dos quartos, cheio de sacolas e sapatos espalhados pelo chão. Famosas usam suítes do hotel (com diárias a partir de R$ 1.100) para se arrumar para a festa. Grifes emprestam peças em troca de divulgação. A modelo Alessandra Ambrosio fazia um "esquenta" na suíte presidencial que era patrocinado por uma marca de vodca.

*

Neste ano, houve convites à venda -cem, segundo a organização, a R$ 2.500 cada um. Os outros mil convidados foram chamados pela revista.

*

Aos poucos, celebridades ocupavam a pista. Autor de alguns dos figurinos da noite, o estilista pernambucano Walério Araújo aprovou a venda de convites. "O pessoal tá cada vez mais montado. Antes era truque: botava um vestido de marca e uma pluma. É bom porque a festa fica mais chique e a gente ganha mais!", dizia. "A verdade é que ninguém quer pagar. A gente faz orçamento e a bicha fala: 'Ah, eu tiro foto, divulgo'. Mas não quer pagar! Meu c...! [risos]"

*

A atriz Taís Araújo entra no elevador olhando no celular a foto que acabou de tirar. Reprova: "De lado parece que estou grávida". Um andar abaixo, Luciana Gimenez posa no corredor quando seu amigo Matheus Mazzafera e a atriz Bruna Marquezine, ambos de roupão, passam na frente. "Ôôô seu filho da p...!", grita a apresentadora, aos risos.

*

A 12 minutos do horário previsto para chegar ao evento, Anitta ainda está no quarto, com o estilista Amir Slama costurando sua calcinha. Ela pergunta as horas e decreta: "Vamos, gente. Não dá mais".

*

No palco, a cantora rebola e pede animação. "Sei que aqui todo mundo tem que fingir que é rico! Mas rico também dança. Gente chique canta? Beija na boca? Pelo amor de Deus! Porque eu beijo!", dizia, tentando entusiasmar a parte do público que parecia mais interessada em ver e ser vista do que em qualquer espetáculo. Anitta anuncia Durval Lelys (ex-Asa de Águia) no show. Meia dúzia de gatos pingados batem palmas. Ela diz ao cantor: "Esse é o muito barulho aqui da 'Vogue'".

CURTO- CIRCUITO

Daniela Mercury faz neste sábado (18) show pré-Carnaval na Audio.

Rafael Cassaro, da equipe Tattoo Week, é atração neste domingo (19) na Budweiser Basement, na Barra Funda.

O Theatro Municipal de SP inicia neste sábado a temporada 2017.

O bloco Friends4ever se concentra neste domingo, em Pinheiros, às 11h. Com participação do coral Somos Iguais.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: