Folha de S. Paulo


CPI da Lei Rouanet volta a cogitar convocação de Claudia Leitte

Bruno Poletti/Folhapress
SAO PAULO, SP, 26.10.2016: Claudia Leitte - Backstage do desfile Agua de Coco. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
A cantora Claudia Leitte

A convocação da cantora Claudia Leitte para depor na CPI da Lei Rouanet voltou a ser discutida após ela se negar a devolver R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. O valor deveria ter sido depositado por causa de irregularidades encontradas pelo Ministério da Cultura em uma turnê dela financiada com a lei de incentivo.

BANCADA
A CPI já aprovou a convocação de uma representante da produtora de Claudia. A data do depoimento ainda será marcada, mas o convocado pode ficar em silêncio. "Se não falar, vamos convocar a cantora para dar explicações. Estou evitando ao máximo essa espetaculosidade, mas, diante da má vontade dos artistas com a comissão, será necessário", diz o presidente da CPI, Alberto Fraga (DEM-DF).

BANCADA 2
O ministério determinou a devolução porque considerou que os shows descumpriram exigências como a de democratização de acesso. Claudia Leitte apresentou recurso, mas perdeu. O prazo legal para o pagamento já terminou, e o processo seguirá para o TCU (Tribunal de Contas da União). A cantora entrou na Justiça pedindo revisão do valor, considerado por ela "desproporcional".

BANCADA 3
Nesta terça (14), a CPI decide se convida para depoimento o diplomata Sergio Paulo Rouanet, que elaborou a lei. Também será votada pelos deputados a convocação do secretário de Estado da Cultura de São Paulo, José Roberto Sadek, e dos ex-titulares da pasta Marcelo Araujo e Andrea Matarazzo.

Leia a coluna completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: